Nesta quinta-feira (23), durante a transmissão de uma live de “Resident Evil 4”, o canal brasileiro de jogos Flow Games foi hackeado por cibercriminosos que invadiram a conta para disseminar um golpe de criptomoeda.

O mesmo aconteceu com os canais de tecnologia norte-americanos Linus Tech Tips e Linus Media.

Leia mais:

Enquanto o canal Flow Games realizava uma live de gameplay, os hackers invadiram a conta e a transmissão precisou ser interrompida. 

publicidade

Os criminosos começaram a divulgar links que direcionavam para uma página de golpe envolvendo criptomoedas. Os apresentadores do canal, PhoenixBR e Bruno Micali, orientaram a não clicar nos links que eram enviados. Confira o momento:

No caso dos canais da Linus Media Group, os hackers colocaram conteúdos da fabricante de veículos Tesla, usando imagens de Elon Musk para direcionar os usuários ao link golpista.

Nesta sexta-feira (24), Linus Sebastian, proprietário da Linus Media Group, publicou um vídeo. Ele explicou que o canal Linus Tech Tips, que contava com mais de 15,3 milhões de assinantes, foi invadido depois de alguém da empresa baixar arquivo infectado.

Um dos canais da Linus que teve nome e logo substituídos para aplicar golpes. (Imagem: Reprodução/ YouTube)

Alguém da nossa equipe baixou o que parecia ser uma oferta de patrocínio de um parceiro em potencial. Foi um erro inocente (…) O e-mail veio de uma fonte aparentemente legítima e não levantou nenhuma bandeira vermelha imediata.

Contas no YouTube para disseminação de golpes de criptomoedas têm se tornado recorrentes na plataforma. No ano passado, o canal do youtuber Davy Jones (que também é integrante do Flow Games) foi invadido, teve seu nome alterado para “Ethereum” e começou a realizar transmissões promovendo golpes de criptomoedas.

No dia do anúncio do iPhone 14, cibercriminosos se aproveitaram do evento para criar a transmissão “Apple Event Live. CEO da Apple Tim Cook: Apple & Metaverse em 2022” e promover fraudes com criptomoedas.

O relatório da Kaspersky “Ameaças Criptográficas 2023” mostra que os cibercriminosos estão sempre em busca de novas formas de enganar os usuários, implementando táticas de phishing e roubo de credenciais de login.

A pesquisa, focada na população dos Estados Unidos, conversou com 2 mil pessoas em outubro de 2022 e revelou que um terço dos entrevistados com criptomoedas já foram vítimas de fraudes envolvendo criptoativos em sites, aplicativos ou golpes de investimento.

Com informações de Dexerto e Cointelegraph.

Imagem destaque:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!