Nesta quarta-feira (7), um usuário do YouTube ganhou a audiência de dezenas de milhares de pessoas com uma transmissão ao vivo de uma antiga entrevista de Tim Cook, presidente da Apple, para, aparentemente, atrair a atenção para um golpe de criptomoedas.

Segundo o The Verge, a transmissão possuía muitas características de golpes de criptomoedas no YouTube e estava chamando a atenção ao preencher sua descrição com série de palavras-chave da Apple no título e na descrição. Mas, quando o vídeo era aberto, estava cheio de mensagens estranhas com links para um site de criptografia de aparência obscura.

publicidade

Leia mais:

Ainda de acordo com o portal, a transmissão tinha muitos sinais de ser falso. Tinha um título estranho – “Apple Event Live. CEO da Apple Tim Cook: Apple & Metaverse em 2022.” – e estava mostrando uma entrevista antiga que a CNN conduziu com Cook em 2018.

publicidade

O streamer adicionou os logotipos do Bitcoin e do Ethereum ao vídeo, cobriu o logotipo da CNN Money com o texto “Apple Crypto Event 2022” e adicionou um texto em negrito lendo “notícia urgente” na parte inferior.

Aos que realmente clicaram na página do canal (que dizia indicava “Apple live”), a URL não tinha nada a ver com a Apple. Isso poderia sugerir que o canal tinha um propósito diferente em um ponto, mas foi sequestrado por más pessoas e usado para hospedar a transmissão.

publicidade

O YouTube não respondeu imediatamente a um pedido de resposta feito pelo The Verge. Porém, A transmissão já foi removida do YouTube por violar os termos de serviço do serviço.

Hackers aproveitaram transmissão oficial da Apple

A transmissão ao vivo falsa foi realizada no mesmo dia em que a Apple transmitiu seu grande evento de anúncio do iPhone 14 durante o dia, enquanto Tim Cook foi entrevistado na conferência Code da Vox Media pela noite. A fala transmissão pareceu ser tentativa de enganar pessoas que poderiam estar cientes de que a Apple estava em dia importante de anúncios, mas que não sabiam exatamente o que estava acontecendo.

publicidade

Jay Peters, repórter do The Verge, foi quem notou a transmissão (recomendada em sua página inicial do YouTube) e que chegou a contabilizar 70 mil pessoas assistindo-a.

Outra falsa transmissão foi removida

O The Verge encontrou outra falsa transmissão ao vivo separada da citada anteriormente. O canal estava com o nome “Apple Inc” e a transmissão pretendia ser um evento com Cook e o CEO da Tesla, Elon Musk, sobre a Apple e o metaverso, mas, na verdade, redirecionava uma entrevista sobre Bitcoin com Musk e o líder do Block, Jack Dorsey.

O número de espectadores atingiu mais de 10 mil e, assim como o outro vídeo, o segundo também estava vinculado a um site de criptografia de aparência superficial no bate-papo. Assim como o anterior, ele também foi removido pelo YouTube.

Via The Verge

Imagem destacada: Vitalii Vodolazskyi/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!