CapCut supera TikTok e se torna app de edição mais baixado nos EUA

Aplicativo é o quinto mais baixado no mundo em 2022
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 27/03/2023 19h20
aplicativo capcut
Divulgação: Capcut
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nas últimas semanas, o CapCut superou o número de downloads do TikTok nos Estados Unidos, segundo o The Wall Street Journal. Os dois aplicativos pertencem à chinesa ByteDance.

Leia mais:

Ao contrário da polêmica do TikTok nos EUA — o aplicativo é acusado de coletar dados para o governo chinês e enfrenta um possível bloqueio no país —, o CapCut vem ganhando notoriedade: foi o quinto mais baixado no mundo em 2022, com 357 milhões downloads, de acordo com o site Business of Apps.

A ferramenta é a única de edição a integrar o top 10 da lista; os demais, são redes sociais, jogos e aplicativos de mensagens.

CapCut: rede social, polêmicas e histórico

  • O CapCut não é considerado uma rede social: especialistas o chamam de “tool app” (“app de ferramenta“), já que sua utilidade não é compartilhar conteúdos, mas editar vídeos para serem compartilhados em outras plataformas.
  • O aplicativo pertence à mesma empresa do TikTok, a ByteDance.
  • Ao contrário do irmão, está isento de polêmicas e não é acusado de brechas na segurança e privacidade. O app coleta informações comuns a programas de edição, como gênero, localização, data de aniversário e as próprias mídias enviadas por usuários.
  • Além disso, assim como acontece com o TikTok, a empresa afirma armazenar seus dados nos Estados Unidos e em Singapura, não na China.
  • O CapCut surgiu do aplicativo chinês Jianying, adquirido pela ByteDance em 2018 por US$ 300 milhões (cerca de R$ 1,5 bilhão). A empresa lançou a versão ocidental em 2022.
  • A ferramenta tem integração direta com o TikTok, com filtros e efeitos disponíveis nas plataformas e um redireciona ao outro.

Futuro da ferramenta

  • De acordo com a Diandian, empresa chinesa que monitora o uso de apps em diferentes países, o CapCut tem cerca 200 milhões de usuários diários no Ocidente.
  • Apesar de superar o número de downloads, o programa tem menos usuários e gera menos receita do que o TikTok.
  • Por isso, a ByteDance tem planos de contratar influenciadores e criadores de modelos de vídeo para divulgar o aplicativo.
  • As equipes técnicas estão trabalhando em uma novidade: recursos com inteligência artificial, que possibilitarão a geração de vídeos a partir de uma frase.

Com informações de The Wall Street Journal e UOL.

Imagem: Capcut

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.