Quanto mais avançadas as ferramentas de criação por IA (inteligência artificial) se tornam, mais difícil fica identificar imagens falsas. Assim, algumas fotos “fakes” criadas por IA viralizam ao mostrarem cenas insólitas – geralmente, envolvendo figuras políticas, cenários chocantes ou situações polêmicas.

Leia mais:

A seguir, o Olhar Digital relembra cinco fotos/imagens “falsas” que causaram reboliço, pelo menos, em cantos da internet (ou, em alguns casos, na internet toda).

Papa Francisco de ‘puffer’

Fotos fakes do Papa Francisco usando casaco puffer
Fotos ‘fakes’ do Papa Francisco usando casaco ‘puffer’ explodiram no Twitter (Imagens: Reprodução/Twitter)

Essa explodiu no Twitter, principalmente. Algumas páginas até acrescentaram que o rebranding do pontífice tinha rolado após a contratação do estilista italiano Filippo Sorcinelli (que, de fato, desenvolve projetos para o Vaticano). Tudo balela. Mas convenhamos que entre as fotos “fakes” criadas por IA desta lista, essas beiram o impecável. E o Papa Francisco ficou estiloso.

publicidade

Donald Trump preso

Fotos fakes da prisão de Donald Trump
Fundador do coletivo Bellingcat criou e postou fotos ‘fakes’ da prisão de Donald Trump no Twitter (Imagem: Reprodução/Twitter)

Dias antes do papa de “puffer” viralizar, imagens de uma suposta prisão (bem truculenta, aliás) do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, se pulverizaram pelos feeds. Tudo “fake”. Quem as criou foi Elliot Higgins, diretor criativo e fundador do coletivo Bellingcat. Ele postou as imagens no Twitter, com a legenda: “criando fotos do Trump sendo preso enquanto espero pela prisão do Trump”. E deixou claro que IA tinha criado as fotos “fakes”.

Vladimir Putin se curva a Xi Jinping

Imagem falsa de Vladimir Putin ajoelhado diante de Xi Jinping
Imagem falsa mostra Putin ajoelhado diante de Xi Jinping (Imagem: Reprodução/Twitter)

No mesmo dia que a cena “fake” da prisão do Trump viralizou, uma imagem também falsa do presidente da Rússia, Vladimir Putin, se curvando diante do presidente da China, Xi Jinping, ganhou as redes. Um dos responsáveis por alavancar a cena falsa, criada em plataformas de IA, foi Jason Jay Smart, correspondente do Kiev Post, no Twitter. Na legenda, escreveu: “Putin tentando persuadir Xi”. Depois, alegou que a foto era apenas simbólica, não uma “representação real”. De qualquer forma, a imagem teve mais de um milhão de visualizações.

Terremoto e tsunami ‘fakes’

Fotos fakes de uma tragédia
Fotos ‘fakes’ de uma tragédia bombaram no Reddit (Imagem: Reprodução/Reddit)

Semanas antes desse bafafá envolvendo Trump e Putin, uma série de fotos “fakes” do “desastre de Cascadia”, uma tragédia com terremoto e tsunami que teria ocorrido em 2001, bombaram no Reddit. O post até informava a magnitude do tremor, na escala Richter: 9,1. Balela. A maioria das imagens tinham sido baseadas no atentado às Torres Gêmeas, em Nova York, que rolou em 11 de setembro de 2001. Porém, as imagens “fake” tinham sido postadas numa seção do Reddit destinada justamente para compartilhamento de fotos “fakes” criadas por IA. Ou seja, os usuários estavam avisados sobre a procedência.

‘Fotografia manipulada digitalmente’

Foto da imagem vencedora na categoria foto manipulada digitalmente num concurso de arte
Imagem ganhadora do concurso de arte foi acusada de ‘plágio automatizado’ (Imagem: Reprodução/Jason Allen)

Por fim, um caso que deu o que falar. Essa imagem, gerada por IA, ficou em primeiro lugar na categoria “fotografia manipulada digitalmente” num concurso realizado na Feira Estadual do Colorado, nos EUA. E Jason Allen ganhou US$ 300 (cerca de R$ 1,5 mil, em conversão direta) por ela. Porém, a obra foi acusada de “plágio automatizado”. Sobre isso, Allen disse que IA “é uma ferramenta, assim como o pincel é uma ferramenta. Sem a pessoa, não há força criativa”. Enquanto plataformas de geração de imagens, como o Midjourney, ficam mais precisas, esse tópico de discussão se torna cada vez mais cinzento.

Imagem de destaque: Reprodução/Twitter – montagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital

Com informações de DW, Forbes e Washington Post

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!