QNED é uma linha de smart TVs da LG com níveis mais altos de brilho e cores de telas LCD. Nesta linha, você encontra modelos 4K e 8K com tecnologia NanoCell unida a uma camada de pontos quânticos. Por isso o up de brilho e cores.

Já modelos mais avançados trazem ainda a tecnologia MiniLED. Graças a ela, a precisão das cores aumenta – e, consequentemente, a qualidade da imagem melhora. A seguir, o Olhar Digital te mostra as vantagens dessa tecnologia de tela usada em TVs da LG.

publicidade

Leia mais:

O que é LG QNED

TV LG QNED fixada em parede
LG nunca confirmou denominação da sigla QNED (Imagem: Divulgação/LG)

Antes de mais nada, esse “QNED” seria a sigla para “Quantum Nano Emitting Diode” (“Diodo Emissor Nano Quântico”, em tradução livre). É esse o significado no mercado, pelo menos. Mas a fabricante nunca confirmou essa denominação.

publicidade

As telas das TVs LG QNED têm painel LCD (ou seja, de cristal líquido), filtro de nanopartículas (NanoCell) e camada de pontos quânticos. Quando submetidos à luz, esses pontinhos – componentes semicondutores – também atuam como filtro de cor.

Assim, graças à união dessas tecnologias, a tela alcança 100% do volume de cores DCI-P3. Ou seja, as imagens ficam mais realistas do que nas telas de TVs LCD convencionais.

publicidade

E a tecnologia MiniLED?

Camadas da tela de uma TV LG QNED com MiniLED
Camada de miniLEDs vem em modelos avançados das TVs LG QNED (Imagem: Divulgação/LG)

No caso dos modelos mais básicos, esses contam com LEDs para retroiluminação, porque cristais líquidos não têm luz própria. Já TVs LG QNED mais avançadas trazem a tecnologia MiniLED aplicada à luz de fundo (backlight). Para você ter uma ideia, os primeiros modelos desse tipo tinham 30 mil miniLEDs espalhados pela tela.

O controle desses miniLEDs rola por meio das zonas de escurecimento (local dimming), onde eles acabam desativados. Para quem assiste, dá um efeito de preto profundo.

publicidade

Vantagens das TVs LG QNED

TV LG QNED fixada em parede
Entre vantagens das TVs LG QNED estão cores vívidas, preto profundo e custo-benefício (Imagem: Divulgação/LG)

Entre as principais vantagens do uso de pontos quânticos e miniLEDs em telas de TV estão:

  • Preto (mais) profundo: regiões escuras de uma cena podem ficar mais próximas do preto, por conta do local dimming com centenas de zonas de iluminação;
  • Cores vívidas: graças aos pontos quânticos, tela exibe volume alto de cores (ou seja, nada de cores desbotadas);
  • Mais brilho: os miniLEDs como backlight nos modelos avançados oferecem níveis maiores de brilho;
  • Ângulos mais amplos: como o filtro de cor atenua tons opacos, a margem para visualização sob ângulos laterais fica mais ampla do que em TVs LCD convencionais;
  • Custo-benefício: em comparação aos modelos OLED, TVs LG QNED costumam ser mais baratas (e qualidade do que oferecem não fica tão atrás).

Com informações da LG

Imagem de destaque: Divulgação / LG

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!