O Huawei Watch Fit 2 é um relógio inteligente que aparenta ser básico, mas consegue entregar recursos interessantes para o usuário. Ele funciona de maneira independente do celular e pode ser usado para auxiliar atividades físicas, para ouvir música e até para receber ligações diretamente no pulso.
O Olhar Digital testou o modelo de smartwatch vendido desde 2022 pela Huawei no Brasil; confira abaixo o que achamos dele, e se vale a pena adotar o Huawei Watch Fit 2 como o seu primeiro smartwatch.
Huawei Watch Fit 2: corpo e tela
Com corpo retangular, o Fit 2 lembra de cara a pulseira Band 7 da Huawei, sendo um pouco maior do que a smartband da marca chinesa. Mas não se engane: o design pode ser semelhante, mas o relógio inteligente conta com muito mais funções do que a pulseira.
A versão testada pelo Olhar Digital tem corpo de plástico, mas a Huawei também comercializa versões com acabamento em alumínio. A pulseira é substituível, e felizmente a tarefa não é muito complicada: pressione os botões na traseira do dispositivo e puxe a pulseira para ela ser removida. Depois, é só reencaixá-la. É simples e rápido.

A tela AMOLED tem 1,74 polegadas com excelente qualidade de imagem. Na lateral, um único botão é usado para auxiliar na navegação pelo dispositivo: o sistema Harmony OS, no geral, é usado com base em gestos; basta deslizar um dedo para os lados, ou para cima e para baixo, para chegar a novas telas e funcionalidades oferecidas pelo produto.
Assim como em outros modelos, a Huawei também incluiu o modo Always On que permite manter o mostrador do relógio ligado o tempo inteiro. A contrapartida dessa funcionalidade é o consumo de bateria: com a tela ligada mais tempo, a bateria drena mais rapidamente. Sem o modo Always On ativo, basta girar o pulso para a tela acender; também é possível simplesmente apertar o botão lateral para isso.
As principais funcionalidades
Assim como no caso da Huawei Band 7 e do Watch GT 3 SE, o pareamento do relógio Watch Fit 2 com o smartphone é feito a partir do aplicativo Huawei Saúde. Ele pode ser encontrado na App Store do iPhone com facilidade, mas não está disponível na Play Store do Android – é preciso instalá-lo por outras fontes, como a loja AppGallery da Huawei. É um pequeno incômodo, mas, uma vez instalado no seu dispositivo, você não precisa mais se preocupar com isso.
O pareamento é simples: pelo app no celular, faça a leitura de um código QR exibido na tela do smartwatch e pronto! Você já pode configurá-lo pelo smartphone, e grande parte dos dados coletados pelo Watch Fit 2 serão transferidos para o celular.

Apesar do pareamento ser importante, o Watch Fit 2 funciona de maneira independente do smartphone. Ele tem GPS próprio e pode ser usado para traçar rotas para suas corridas de sua, por exemplo. Ele também recebe ligações telefônicas do celular, e você pode conversar sem precisar tirar o aparelho do bolso. É possível usar tanto um microfone embutido – que tem qualidade boa, mas é limitado – quanto fones de ouvido. Ele tem alto-falante também, e pode reproduzir músicas por conta própria. Sim, pelo app Huawei Saúde é possível inclusive transferir arquivos de áudio do celular para o relógio. Você ainda pode parear o Watch Fit 2 com um fone de ouvido para ouvir músicas sem precisar do smartphone por perto.
Ou seja, ele tem bons recursos para funcionar por conta própria. O que nem sempre é o caso em outros modelos disponíveis no mercado.
O Watch Fit 2 conta com recursos para auxílio em atividades físicas – ele monitora pedaladas, corridas, flexões, e muito mais.
São mais de 90 modalidades de treinos pré-definidos, incluindo atividades ao ar livre e indoor. Ele pode auxiliar em exercícios como levantamento de peso, pilates, crossfit e muito mais. Para quem busca um dispositivo voltado para atividades físicas, o Huawei Watch Fit 2 não vai decepcionar.
Ele também tem recursos de monitoramento de saúde, sendo capaz de medir índices corporais como oxigenação do sangue, frequência de batimentos cardíacos, estresse, ciclo menstrual e também o sono. As informações são exibidas de maneira resumida na tela do dispositivo – quem quiser mais detalhes precisa abrir o app Huawei Saúde.
Sendo um relógio, o Watch Fit 2 também conta com, veja só, recursos de tempo. O que isso quer dizer? Bem, ele exibe as horas. Também pode ser usado como timer, cronômetro e despertador. Outras funcionalidades incluem a exibição de informações do clima, e controles para músicas que são reproduzidas pelo smartphone – lembrando que ele também reproduz músicas armazenadas internamente (ele tem 4 GB de espaço para isso!).
Bateria: autonomia e carregamento
O Huawei Watch Fit 2 tem bateria de 292 mAh que aguentou cerca de 10 dias, em nossos testes. Isso considerando o modo Always On desativado, e a medição constante de índices corporais como óxigênio no sangue, batimentos cardíacos, sono e estresse. Desativar essas funcionalidades pode garantir mais tempo fora da tomada. Para quem faz mais atividades físicas do que eu – que não faço muitas – é possível que a bateria dure menos. Mas, de qualquer forma, é garantia que você não precisará carregar mais do que uma vez por semana.

A recarga é feita a partir de um carregador próprio da Huawei que acompanha o dispositivo na caixa. É o mesmo usado pela pulseira Band 7: ele se encaixa na traseira do dispositivo e garante 50% de carga em cerca de meia hora, ou a bateria completa em pouco mais de uma hora.
Conclusão
Com uma boa quantidade de funcionalidades tanto para saúde quanto atividades físicas, e funcionando de maneira independente do smartphone, o Watch Fit 2 é um excelente produto que pode ser encontrado a um preço acessível – por volta de R$ 600.
Há muito o que melhorar no aparelho – ele poderia ter maior compatibilidade com apps de terceiros, por exemplo, para dar mais funções de smartwatch ao dispositivo – mas é inegável que, dentro do que se propõe, ele é bastante competente, mesmo que muitas vezes ele pareça mais uma pulseira inteligente um pouco mais elaborada do que um relógio.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!