Twitter: extensão ‘dedura’ quem pagou pelo selo de verificado

Extensão ‘Eight Dollars’ revela se usuário é verificado ou pagou pelo selo
Gabriel Sérvio03/04/2023 15h54, atualizada em 03/04/2023 16h43
Logotipo azul do Twitter na tela de um smartphone com notas de dólares ao fundo. O Twitter é uma rede social comprada em 2022 por Elon Musk.
(Imagem: Hamara / Shutterstock.com)
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O dia  1º de abril passou e, diferente do New York Times, todos os perfis continuam com o selo de verificação no Twitter, mesmo quem optou por não assinar o polêmico Twitter Blue.

A mudança era uma promessa da empresa e começaria a valer na última sexta-feira. A decisão movimentou a rede social nos últimos dias, no entanto, tudo indica que Elon Musk mudou de ideia e só deixou tudo ainda mais confuso.

O que mudou no Twitter

  • No último final de semana, apenas a descrição do selo de verificação foi alterada.
  • Agora, o Twitter não deixa claro se o “distintivo azul” é de um perfil influente na plataforma ou de um assinante do Twitter Blue.
  • No entanto, uma extensão chamada ‘Eight Dollars’ promete resolver a confusão, exibindo quem de fato é verificado e quem pagou pelo selo.
Imagem: Reprodução

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Como funciona a extensão?

Disponível para Google Chrome, basta clicar aqui e depois em ‘Usar no Chrome’ para instalar a ferramenta.

Quem é assinante do Blue aparece com ícone de ‘$’ seguido pelo termo ‘Paid’, já os usuários verificados aparecem como ‘Verified’.

No menu de configurações é possível ativar a opção ‘Remove Twitter Blue’, que esconde os selos do Blue na plataforma. Imagem: Reprodução

Elon Musk mudou de ideia?

Musk ainda não disse oficialmente se os planos da empresa mudaram, mas o motivo para manter tudo como está pode estar ligado à dificuldade técnica. Uma fonte interna relatou ao The Washington Post que o processo de remover o selo de várias contas de um só vez é bem mais difícil que parece e teria que ser feito quase manualmente.

No último domingo (2), segundo o Mashable, o bilionário chegou a postar um tuíte informando que selo seria mantida por “mais algumas semanas” para que mais pessoas assinem o famigerado Twitter Blue. Em seguida o post foi apagado.

Vários perfis influentes já confirmaram que não vão pagar pelo selo. Além de influenciadores, um porta-voz do New York Times disse que não vai aderir ao Blue, assim como o Politico, outro grande portal de notícias dos EUA.

A Casa Branca acompanhou a decisão e também não pagará para que perfis oficiais e funcionários continuem com o selo.

Imagem principal: Hamara/Shutterstock

Com informações do The Verge

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Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.