Todo dispositivo que fornece internet a outros aparelhos está configurado em um padrão de rede específico. No caso dos roteadores, capazes de transmitir a rede sem fio, há diversos formatos disponíveis, os quais compartilham informações com eficiência, velocidade, e volume variados. O Wi-Fi 6, também conhecido como formato 802.11ax, é um exemplo de padrão de rede sem fio e, atualmente, o mais moderno do mercado.

Este formato foi estabelecido no ano de 2019 e traz atualizações importantes para o compartilhamento de dados por meio da rede sem fio. A seguir, vamos explicar melhor.

Leia mais:

Quais as vantagens da tecnologia?

O interesse por trás das empresas de tecnologia em atualizar os formatos de rede sem fio é a demanda, cada vez maior, pelo compartilhamento de dados. Isto é, quanto mais moderno e rápido os dispositivos se tornam, mais urgente é a necessidade de aumentar a capacidade de entrega de dados. O Wi-Fi 6 foi desenvolvido para dividir os canais de comunicação de rede, diminuir o tempo de atraso (latência) na hora do compartilhamento de dados, aumentar a velocidade de transferência de informações, e até para suportar criptografias mais avançadas (como a WPA3).

publicidade
Imagem mostra um homem conectando um cabo no encaixe traseiro de um roteador de internet
Reprodução: Proxima Studio/Shutterstock

A divisão de canais da rede sem fio é importante para diminuir a latência, sendo uma das principais vantagens do Wi-Fi 6. Isso significa que quando dois dispositivos ou mais estão utilizando uma mesma rede, mas reproduzindo tarefas que exigem eficiência diferente, a tecnologia detecta as necessidades de dados de cada um automaticamente e atua para resolver o congestionamento.

Por exemplo, se uma pessoa utiliza o Wi-Fi para acessar o Instagram, enquanto a outra assiste a um documentário via streaming em uma qualidade 4K, isso significa que cada dispositivo conectado exige um volume diferente na transmissão de dados. E o Wi-Fi 6 deve atuar de uma forma que evite o comprometimento de ambas as tarefas ao mesmo tempo; assim, nenhum dos usuários tem a sua experiência na internet prejudicada.

Confira abaixo uma lista das vantagens do Wi-Fi:

  • Economia de energia: o recurso Target Wake Time aumenta a vida útil da bateria dos dispositivos ao diminuir o seu consumo de energia elétrica;
  • Menor interferência no sinal: a tecnologia apresenta recursos, como a assinatura BSS Color, que diminui as chances de outros aparelhos interferirem no sinal do Wi-Fi;
  • Mais velocidade: o Wi-Fi 6 alcança velocidades de até 9,6 GB por segundo;
  • Mais eficiência: a tecnologia promete uma velocidade estável, mesmo quando vários dispositivos estão conectados simultaneamente.


Com informações: PCMag.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!