“TBT” é sigla, acrônimo e hashtag de rede social que significa “Throwback Thursday”. Em tradução livre, significa “Quinta-feira das Lembranças”. É tipo usar rosa de quarta-feira, à la Meninas Malvadas. Mas, nesse caso, podemos adaptar para: às quinta-feiras, usamos nostalgia.

Por isso, nessa trend, o pessoal posta fotos, vídeos e/ou textos de épocas, viagens e rolês muito bons, dos quais sentem saudade. A seguir, o Olhar Digital te conta a história e o contexto por trás dessa hashtag tão popular até hoje.

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Como o “tbt” surgiu

Letreiros coloridos e grandes da hashtag "TBT"
“TBT” é sigla para “Throwback Thursday” e serve para sinalizar posts nostálgicos (Imagem: Depositphotos)

O “tbt” caiu no gosto dos usuários em 2012, quando adolescentes começaram a usá-la e, logo em seguida, a moda pegou entre celebridades. Isso catapultou a hashtag mundo afora.

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Só que a expressão “Throwback Thursday” já tinha aparecido seis anos antes, em contextos diferentes. Por exemplo, numa série de postagens por Saxton Moore, em que ele apresentava desenhos antigos e reimaginava personagens sob seu traço; e no blog Nice Kicks, no qual Matt Halfhill postava tênis antigos de basquete toda quinta.

Outras hashtags famosinhas

Balãozinhos com hashtags em inglês
Além do “tbt”, existem hashtags para posts de diversos tipos de contexto (Imagem: Reprodução/Ana Maria Braga)

O “tbt” é uma entre muitas siglas e acrônimos que você vê nas tags dos posts em redes sociais. Entre seus companheiros, estão “yolo”, “ootd” e “no filter”. A plataforma que serviu de catapulta, no caso dessas, foi o Instagram, por meio dos influencers.

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“Yolo” vem da frase “you only live once” (“você só vive uma vez”, em tradução livre). A ideia é colocá-la em posts de momentos com muita diversão e pouca precaução. Afinal, só se vive uma vez. Então, por que não aproveitar a jornada ao máximo?

Já a “ootd” é para os fashionistas de plantão. Isso porque significa “outfit of the day” (“look do dia”, em tradução livre). Por fim, a “no filter” é autoexplicativa: sem filtro. Neste caso, a ideia é incluí-la em posts sem edições. Ou seja, “natural”. É uma espécie de semente da qual brotaria o BeReal, rede social cujo conceito é basicamente esse.

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Com informações da Fisk

Imagem de destaque: Canva

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