Insatisfeito com o serviço da sua operadora? Boa notícia!

Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 06/04/2023 17h45
Anatel
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Boa notícia para quem está insatisfeito com o serviço de operadoras. A Anatel vai abrir processos de acompanhamento para companhias que tiveram notas baixas em um levantamento realizado pela agência. Na Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2022 da Anatel, o Índice de Satisfação com o Atendimento Telefônico recebeu a pior nota dos consumidores.

A pesquisa entrevistou 88 mil consumidores de todo o Brasil entre junho de 2022 e julho de 2023. O primeiro processo será contra a Claro.

Leia mais:

Atendimento telefônico é serviço com pior nota

  • A pesquisa da Anatel mede os serviços de telefonia celular pré-paga, telefonia fixa, telefonia celular pós-paga, TV por assinatura e banda larga fixa.
  • As notas de atendimento telefônico nas categorias foram as únicas que ficaram abaixo de 7.
  • Esse é o pior índice avaliado para todos os serviços mensurados.
  • A nota média do atendimento telefônico em Internet Fixa foi de 6,90; no celular pós-pago, 6,25; no pré-pago, 6,93; no telefone fixo, 6,78; e a nota na TV paga ficou em 6,16.

Próximos passos

  • Segundo a superintendente de relações com os consumidores, Cristiana Camarate, o primeiro processo será contra a Claro.
  • Embora a operadora tenha o melhor desempenho geral em telefonia móvel, tem nota baixa para o serviço de atendimento telefônico de clientes de banda larga fixa (5,86) e TV por assinatura (5,74).
  • Os processos de acompanhamento, inicialmente, não são para punição.
  • Ou seja, os processos são iniciados visando o acompanhamento: a Anatel e a empresa negociam o melhor jeito de aprimorar o quesito desejado a curto prazo.
  • Se a empresa não cooperar, os processos sancionatórios (em que há punição) começam.
  • A Anatel pretende agir de forma ampla, com todas as empresas, para melhorar os índices gerais.

Uma vez iniciado e vendo os resultados do processo de acompanhamento, com foco em resultado rápido, faremos com as demais prestadoras.

Cristiana Camarate, superintendente de relações com os consumidores

Com informações de Anatel

Imagem: Anatel

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Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.