O Google divulgou nesta semana detalhes sobre a sua supermáquina usada para treinar modelos de inteligência artificial. De acordo com a empresa, o hardware é mais potente que o modelo equivalente da Nvidia.

Conforme informaram os pesquisadores da big tech, o Tensor Chip Processing Unit de quarta geração (TPU v4) é até “1,7 vezes mais rápido” e usa “entre 1,3 e 1,9 vezes menos energia do que o Nvidia A100”.

publicidade

Leia mais:

O Google usa o TPU em mais de 90% do trabalho focado em treinamento de modelos de inteligência artificial. A tecnologia foi usada para treinar o PaLM, competidor do GPT da OpenAI, por exemplo. “O desempenho, a escalabilidade e a disponibilidade tornam os supercomputadores TPU v4 os burros de carga de grandes modelos de linguagem”, disseram os pesquisadores.

publicidade

Apesar desses detalhes estarem sendo divulgados apenas agora, o Google trabalha com esse supercomputador (TPU v4) desde 2020, tendo sido usado pelo Midjourney para treinar sua IA de geração de imagens. Os TPUs são projetados pelo Google desde 2016.

Fachada do prédio do Google
(Imagem: Wikimedia Commons)

O H100 é o chip mais recente da Nvidia. Conforme explicaram os pesquisadores do Google, eles escolheram comparar o TPU v4 com o A100, pois o H100 conta com uma tecnologia de fabricação mais avançada.

publicidade

Conforme os resultados do benchmark MLPerf da Nvidia divulgados na última quarta-feira (5), o H100 é significativamente mais rápido que o A100.

Segundo a Reuters, o Google já pode estar trabalhando em um concorrente para o Nvidia H100, mas não revelou detalhes.

publicidade

Google apresenta importante avanço na computação quântica

Pesquisadores do Google publicaram uma pesquisa na revista Nature informando um importante passo para a construção de computadores quânticos funcionais.

De acordo com a pesquisa “Suprimindo erros quânticos escalando um qubit (bit quântico) lógico de código de superfície”, os físicos da empresa conseguiram reduzir a taxa de erro dos cálculos, o que permite aumentar o código quântico de computadores.

Por que é importante?

  • A descoberta acompanha a “vantagem quântica” descoberta em um experimento, que possibilitou realizar um cálculo que levaria milhares de anos em um computador comum;
  • Na pesquisa de 2019, os pesquisadores do Google disseram que o seu computador quântico, Sycamore, realizou uma tarefa complexa em 200 segundos, algo que um computador tradicional levaria cerca de 10.000 anos;
  • O estudo recente demonstrou serem necessários mais qubits trabalhando para diminuir a taxa de erros lógicos e alcançar uma computação quântica eficaz.

Imagem destaque: VDB Photos / Shutterstock.com

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!