Elon Musk não está para brincadeira com a Tesla. Em meio ao aumento da concorrência de outras montadoras, a empresa baixou novamente os preços dos seus veículos nos Estados Unidos, na tentativa de estimular a demanda.
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Contexto
- No primeiro trimestre de 2023, a Tesla vendeu 422.875 veículos em todo mundo, estabelecendo um novo recorde.
- O número representa um aumento de 36% em relação às vendas no mesmo período no ano passado.
- Com o aumento da oferta por veículos elétricos, as montadoras rivais também tornaram seus preços mais competitivos.
- A Ford reduziu o preço do seu Mustang Mach-E EV, mesmo que isso significasse uma perda de cerca de US$ 3 bilhões.
- No sentido contrário, a empresa aumentou os preços iniciais da picape F-150 Lightning, a quarta alta desde seu lançamento, há cerca de um ano.
Cortes nos preços
O anúncio dos novos cortes não são exatamente uma novidade. Em março, a Tesla diminuiu os preços do sedã de luxo Model S e do SUV Model, e, em janeiro, já havia baixado os valores de toda a linha.
Segundo o presidente-executivo Elon Musk, os novos ajustes vêm para alimentar o interesse do comprador. No início do ano, ele descobriu que “mesmo pequenas mudanças no preço têm um grande efeito na demanda, muito grande”.
Musk já havia negado que a diminuição era por causa de baixos números de vendas.
Analistas ainda dizem que o declínio nos preços das commodities pode dar à Tesla ainda mais margem de cortes, já que a empresa tem o lítio como um dos principais componentes dos veículos elétricos — os valores do material caíram cerca de 20% desde que atingiram um recorde de baixas em janeiro.
Vantagens da Tesla
Ao cortar os preços e provocar o interesse do comprador, a Tesla tem uma vantagem altamente competitiva: a empresa é uma das poucas a negociar diretamente com o usuário final. Ou seja, as vendas não passam por uma concessionária, que pode reavaliar os preços de acordo com comissões ou outros serviços. Tudo é feito diretamente pelo site da companhia.
Os preços podem variar de acordo com o mercado local, legislações, impostos e incentivos fiscais. A Tesla ainda tem uma margem operacional alta — de 16,8% em 2022 — para oscilar com os valores.
Em um cenário em que os veículos elétricos representaram 8,5% das vendas totais da indústria automobilística nos Estados Unidos, segundo dados da JD Power, a concorrência terá de lutar.
Estamos muito cientes de que a concorrência ficará mais difícil. Portanto, tentamos permanecer o mais fixos possível no lado dos custos indiretos.
Arno Antlitz, diretor financeiro da Volkswagen AG
Confira os novos preços
- O Model S e Model X da Tesla tiveram uma diminuição de US$ 5.000, ficando em US$ 84.990 e US$ 94.990, respectivamente.
- O sedã Model 3 baixou em US$ 1.000, indo de US$ 42.990 para US$ 41.990.
- A Tesla ainda listou uma nova versão de menor alcance do crossover Model Y para pré-encomenda, que terá valores a partir de US$ 49.990.
- Outras versões do Model Y tiveram uma redução de US$ 2.000.
Com informações de The Wall Street Journal
Imagem: Kevin McGovern / Shutterstock.com
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