O WhatsApp está entre os aplicativos mais usados no Brasil e, como resultado, se tornou a maneira preferida de comunicação entre indivíduos, seja a um nível pessoal, profissional ou comercial.

Por oferecer envio gratuito de mensagens, tanto em computadores quanto em smartphones, o WhatsApp faz parte do dia a dia de praticamente todo brasileiro com acesso à internet. Além disso, um ponto bastante importante do aplicativo é a privacidade. 

Leia também:

Como descobrir se alguém está online no WhatsApp

As informações “visto por último” e “online” indicam, respectivamente, a última vez que uma pessoa usou o WhatsApp ou se ela está online. Essas informações são mostradas na conversa com uma pessoa, mais especificamente, abaixo do nome do contato.

publicidade
Indicação de "online" no WhatsApp fica abaixo do nome do contato. Foto: Christian Wiediger/Unsplash
Indicação de “online” no WhatsApp fica abaixo do nome do contato. Foto: Christian Wiediger/Unsplash

Diferente do Instagram e do Facebook, o WhatsApp não mostra uma lista de contatos online, por isso, a única maneira disponível dentro do aplicativo para saber se alguém está online é entrar em cada conversa e observar as informações. Quando alguém está online, isso significa que o aplicativo está aberto em primeiro plano e com uma conexão estável.

No entanto, com as últimas atualizações do WhatsApp, os usuários podem controlar, dentro das configurações de privacidade, quem pode ver as informações de visto por último e online. Quando nada aparece abaixo do nome da pessoa, ela pode não estar online, estar experimentando uma conexão instável, bem como ter desativado o aviso. Se este último for o caso, é impossível determinar se alguém está online ou não. 

Segundo o aplicativo, existem outros motivos que impedem a visualização do “online” de alguém, como nunca ter conversado com a pessoa antes, a pessoa não ter seu contato salvo, ou a pessoa ter bloqueado seu número. Por outro lado, o WhatsApp também alerta que, independente das suas preferências de privacidade, ainda é possível ver quando você estiver digitando na conversa.

Existem maneiras alternativas de descobrir quais dos contatos estão online, mas elas incluem extensões de navegador ou aplicativos de terceiros e, segundo a Meta – empresa controladora do WhatsApp, essa atividade não é recomendada e pode até causar banimento do app, além de problemas de segurança. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!