Se as empresas têm usado Inteligência Artificial (IA) em tudo, desde assistência médica até narração de livros, por que não na comida? Agora, essa possibilidade já é realidade. A Swipeby, uma startup que fornece ferramentas para pedidos online, lançou um aplicativo de conversão de texto em foto por IA para seus clientes.

O Snapshot, como a ferramenta é chamada, permite criar imagens de itens de menu com base na descrição de alimentos. A foto do seu pedido pode, na verdade, ser gerada artificialmente.

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Imagens da comida

A iniciativa da IA para ilustrar a comida surgiu quando o fundador da Swipeby, Carl Turner, percebeu que 80% dos clientes não tinham imagens atreladas aos itens à venda.

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Segundo uma pesquisa da Snappr, uma plataforma de fotografia e conteúdo visual, fotos em alta qualidade dos alimentos podem aumentar os pedidos em aplicativos de entrega de restaurantes em 35%.

Todos nós aqui podemos nos identificar com o problema de que, se você está no McDonald’s e vê as fotos, ou se está em um restaurante chinês e tem um cardápio grande com fotos, às vezes pede mais. Na verdade, você pode ver o que deseja e é um processo de decisão mais fácil.

Carl Turner, fundador da Swipeby

A Swipeby, então, resolveu implementá-la. Isso porque a startup atende, principalmente, pequenos e médios restaurantes ou locais que entregam comida, como lojas de conveniência, que não podem arcar com os altos custos de um curso de fotografia de comida ou dos equipamentos.

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Imagens de comidas geradas artificialmente pela Swipeby (Foto: Swypeby)

Funcionamento

A Swipeby, que tem sede em Wiston-Salem, na Carolina do Norte, criou a Snapshot. A ferramenta usa a tecnologia de conversão de texto em foto da Open AI e Stability AI, e cria itens de menu a partir da descrição precisa do alimento.

Com uma lista de ingredientes e outras informações mais detalhadas, a ferramenta gera imagens personalizadas de refeições, e pode até alterar a cor do prato em que são servidas.

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Depoimento de cliente

A Michael’s on Main Cafés é uma das redes que trabalha com a Swipeby para fornecer pedidos online e que, apesar de ter tentado, não pode arcar com os gastos com a fotografia das comidas.

A rede muda com frequência seu menu e, tanto o recurso humano quanto o de equipamentos disponíveis, eram um impedimento para a atualização do cardápio digital.

O diretor de operações da Noteable Events Productions, operadora do Michael’s on Main Cafés, Michael Delisi, diz que o novo recurso trouxe essa possibilidade.

Existe um velho provérbio que diz ‘As pessoas comem com os olhos’. Então, a ferramenta nos permitiu oferecer uma representação gráfica em vez de apenas palavras em uma tela. As imagens ficaram atraentes para os clientes e esperamos que continuem a dar água na boca.

Michael Delisi

Inteligência artificial

  • O mercado de produtos alimentícios já emprega diversos truques para tornar seus produtos atraentes – o Big Mac, por exemplo, não é nada como se vê na imagem dos anúncios.
  • Mesmo assim, surgiu o questionamento: quão precisas são as fotos geradas pela IA? E, se a comida de verdade for muito diferente da imagem, artificial, os clientes podem reclamar?
  • O fundador da Swipeby afirma que as imagens são precisas, uma vez que a IA leva em consideração todos os detalhes fornecidos pelo humano, desde os ingredientes até as coberturas adicionais.
  • A startup ainda não tem dados que mostrem o desempenho da ferramenta em impulsionar as vendas online.

Com informações de Fast Company

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