O bilionário Elon Musk vai se juntar à corrida dos sistemas de IA generativa abrindo uma nova startup de inteligência artificial. O plano é bater de frente com a OpenAI, a dona do ChatGPT, informa o Financial Times.

O chefão da Tesla e do Twitter registrou a X.AI e está agindo rapidamente para montar equipe de pesquisadores e engenheiros especializados na tecnologia, recrutando profissionais dos principais laboratórios de IA, incluindo o britânico DeepMind, relatou o The Information.

publicidade

Leia mais:

O que foi divulgado até aqui:

publicidade
  • Até agora, pelo menos seis engenheiros já embarcaram no projeto;
  • O dono do Twitter é o único diretor listado na X.AI. Jared Birchall, diretor do escritório familiar de Musk, é seu secretário;
  • Musk também está em contato com investidores da SpaceX e da Tesla para aproveitar o “boom” da IA e conseguir mais dinheiro para a sua mais nova empreitada, disse outra fonte da publicação;
  • Para começar a tocar o novo projeto, o empresário já garantiu um estoque com milhares de processadores poderosos da Nvidia (GPUs) — algo que inclusive foi notícia esta semana;
  • Os chips gráficos de ponta são essenciais para conseguir construir um modelo de linguagem poderoso do zero, como o GPT, que alimenta o chatbot da OpenAI;
  • A X.AI já liberou 100 milhões de ações para investidores.

Especialistas apontam que o novo empreendimento de IA não terá integração com outros negócios do empresário, embora ele possa usar o Twitter como fonte de dados para treinar o seu novo modelo de linguagem (sinal de alerta para os usuários da rede social?).

Contudo, recentemente, o Twitter mudou sua razão social para X Corp., e a X.AI pode ser claro indicativo de que, em breve, o super app do bilionário, o X, sairá do papel.

publicidade

Vale recordar que Musk já fez parte do conselho da OpenAI e deixou a empresa após conflitos internos com a administração. Pouco depois, a organização até então não lucrativa virou startup e ganhou apoio bilionário da Microsoft.

Por enquanto, o executivo ainda não se manifestou oficialmente sobre o novo empreendimento. No entanto, a pressa em apostar na ideia já é vista como controversa. Vale lembrar que Elon Musk foi uma das figuras do meio da tecnologia que defendeu recentemente uma pausa no desenvolvimento das ferramentas de IA por questões de segurança.

publicidade

Com informações de Financial Times e The Wall Street Journal

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!