O Google é dominante no mercado de buscadores. Isso não é segredo para ninguém, certo? Mas, em 2023, isso começou a mudar. Segundo o jornal The New York Times, funcionários da empresa ficaram chocados quando souberam, em março, que a Samsung considerava substituir o Google pelo Bing, da Microsoft, como mecanismo de busca padrão.

  • A reação do Google à ameaça da Samsung foi de pânico, segundo a publicação do portal americano — que teve acesso a mensagens internas.
  • Estima-se que US$ 3 bilhões em receitas anuais estão em jogo com o contrato da Samsung.
  • Outros US$ 20 bilhões estão vinculados a um contrato com a Apple, que será renovado neste ano.
  • O Bing passou a ser uma alternativa interessante de busca depois que adicionou a inteligência artificial do ChatGPT.
  • Embora não esteja claro se o trabalho da Microsoft com IA era o principal motivo pelo qual a Samsung estava considerando uma mudança, essa era a suposição dentro do Google. 
  • O contrato está em negociação e a Samsung pode ficar com o Google.
  • A Samsung fabrica centenas de milhões de smartphones com o software Android, que é do Google, todos os anos.

E agora, Google?

O Google está correndo atrás do prejuízo. A ideia é construir um novo mecanismo de busca com tecnologia. A empresa também está atualizando a já existente com recursos de IA, de acordo com documentos internos analisados pelo The Times.

publicidade

Leia mais:

A nova ferramenta, batizada de Projeto Magi, está sendo criada por designers, engenheiros e executivos para ajustar e testar as versões mais recentes. O novo mecanismo de busca ofereceria aos usuários uma experiência muito mais personalizada do que o serviço atual da empresa, tentando antecipar as necessidades dos usuários.

publicidade

Nem todo brainstorming ou ideia de produto leva a um lançamento, mas, como dissemos antes, estamos entusiasmados em trazer novos recursos baseados em IA para a pesquisa e compartilharemos mais detalhes em breve.

Lara Levin, porta-voz do Google.

A corrida do Google é contra o tempo e, principalmente, contra o ChatGPT — desde que a OpenAI demonstrou a tecnologia em novembro de 2022. Duas semanas depois, o buscador criou uma força-tarefa para começar a construir produtos de IA.

E o Bard?

Aparentemente, o Google quer dar um passo de cada vez. Como você deve se lembrar, a estreia do Bard acabou deixando a desejar. Além disso, o Bard e o Projeto Magi devem coexistir. Olha só:

publicidade

Você pode ler mais sobre o assunto clicando aqui.

O que dizem as empresas envolvidas?

Um porta-voz do Google disse que a companhia estava melhorando continuamente seu mecanismo de busca para dar aos parceiros mais motivos para escolher a empresa. Ele também afirmou que os fabricantes de telefones Android estavam livres para adotar tecnologias de diferentes empresas para melhorar a experiência de seus usuários.

publicidade

Samsung e Microsoft se recusaram a comentar.

Com informações do jornal The New York Times.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!