Nós mostramos aqui no Olhar Digital que o Google anunciou um rival para o ChatGPT, da OpenAI na segunda-feira (06). A expectativa em torno da resposta do gigante das buscas ao assunto do momento é grande. O Bard, no entanto, não teve um bom começo. Logo na primeira demonstração, veio uma gafe – tudo bem que o assunto não era lá tão fácil.

Saiba mais:

Um GIF compartilhado pelo Google mostra Bard respondendo à pergunta: “Que novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb posso contar ao meu filho de 9 anos?” Bard oferece três opções, incluindo uma que afirma que o telescópio “tirou as primeiras fotos de um planeta fora de nosso próprio sistema solar”. No entanto, vários astrônomos na internet apontaram que isso é incorreto e que a primeira imagem de um exoplaneta foi tirada em 2004. Essa posição é confirmada pela Nasa.

A imagem mostra um exoplaneta (a mancha vermelha no canto inferior esquerdo) orbitando a anã marrom 2M1207 (centro). 
2M1207b é o primeiro exoplaneta fotografado diretamente e o primeiro descoberto orbitando uma anã marrom. 
Fonte: Nasa

Um porta-voz do Google disse ao The Verge o seguinte:

“Isso destaca a importância de um processo de teste rigoroso, algo que estamos iniciando esta semana com nosso programa Trusted Tester. Combinaremos feedback externo com nossos próprios testes internos para garantir que as respostas de Bard atendam a um alto padrão de qualidade, segurança e fundamentação em informações do mundo real.”

O erro saiu caro

As ações da controladora do Google perderam mais de 100 bilhões de dólares em valor de mercado nesta quarta-feira depois que o Bard mostrou informações imprecisas. Analistas disseram que o evento promovido pelo buscador carecia de detalhes sobre como responder ao ChatGPT, segundo a Reuters. Os papéis da Alphabet, caíram 8% – ou US$ 8,59 por ação – e chegaram a US$ 99,05.

publicidade

Pano de fundo

  • O Google demonstrou seus últimos avanços na pesquisa de Inteligência Artificial (IA) em um evento ao vivo em Paris nesta quarta-feira (8). Você pode conferir tudo aqui.
  • Nesta terça-feira (07), a Microsoft fez anúncios relevantes sobre o buscador Bing e o navegador Edge. Ambas as plataformas contarão com recursos do ChatGPT.
  • O Google anunciou o Bard meses depois do lançamento do ChatGPT, que chegou em novembro de 2022.
  • O Bard está sendo testado e ficará disponível de forma mais ampla ao público nas próximas semanas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!