Lançada em direção a Júpiter na última sexta-feira (14), a missão Juice registrou suas primeiras “selfies” do espaço. Há imagens impressionantes onde a Terra aparece como pano de fundo, como você está vendo acima. As fotografias foram feitas poucas horas após o lançamento da sonda, que partiu do Porto Espacial Europeu em Kouru, na Guiana Francesa. As imagens têm resolução 1024 x 1024 pixels e foram processadas com um leve ajuste de cor.

Leia mais:

publicidade

Abaixo, você pode o registro feito pela Juice de seus próprios painéis solares. Confira:

Imagens registradas pela sonda Juice com destino a Júpiter / imagem: ESA
  • A câmera de monitoramento JUICE 1 (JMC1) está localizada na parte da frente da sonda. Ela está posicionada para cima diagonalmente, sendo capaz de ver parte dos painéis solares e também suas antenas.
  • Já a JUICE 2 (JMC2) fica no topo do equipamento, capturando imagens da antena de 52 pés (16 metros) de comprimento do Radar for Icy Moons Exploration (RIME).
  • A principal função do RIME é explorar as luas Europa, Ganimedes e Calisto.

Com isso, o RIME ajudará a investigar oceanos subterrâneos. Pesquisadores acreditam que bolsões de água estão escondidos sob as superfícies geladas dos satélites naturais de Júpiter. Os cientistas querem entender se esse ambiente é capaz de abrigar vida.

publicidade

A missão Juice está prevista para alcançar o gigante gasoso daqui a 8 anos, em 2031. Ao chegar lá, uma câmera cientifica será responsável por registrar imagens de alta resolução de Júpiter e das luas geladas. Outros planetas deverão ser registrados nesse processo. Há um plano de capturar imagens de Vênus em 2025.

Com informações de Space

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!