Conforme noticiado pelo Olhar Digital, amantes da astronomia têm um excelente motivo para observar o céu nesta quinta-feira (2): Júpiter e Vênus compartilham a mesma ascensão reta, aparecendo bem próximos um do outro do ponto de vista da Terra – um fenômeno conhecido como conjunção.

Posição dos planetas no Sistema Solar no momento da conjunção entre Vênus e Júpiter nesta quinta-feira (2). Imagem: Solar System Scope

Embora o evento, em si, tenha ocorrido durante a manhã, esta noite ainda promete uma bela vista do encontro entre os astros, conforme eles se distanciam novamente. 

Desde a noite de quarta-feira (1), aliás, já era possível observar a dupla se aproximando, o que rendeu imagens impressionantes, como a que está em destaque abrindo esta matéria, de autoria de Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) e colunista do Olhar Digital. O registro foi feito de João Pessoa, na Paraíba.

Vamos entender:

publicidade
  • Por volta das 7h40 da manhã desta quinta-feira, Vênus e Júpiter compartilharam a mesma ascensão reta (coordenada astronômica equivalente à longitude terrestre), no que é conhecido como conjunção astronômica (todos os horários mencionados têm como referência o fuso de Brasília);
  • Eles chegaram a passar a meros 29,4 minutos de arco um do outro às 2h05 – momento de maior aproximação;
  • Os planetas já estavam bem pertinho no céu na noite de quarta-feira (1);
  • Nesta noite, ainda será possível vê-los próximos;
  • Do ponto de vista de um observador baseado em São Paulo, o par ficará visível no céu das 18h48 até em torno das 20h05;
  • Portanto, na hora do chamado appulse (máxima aproximação), os astros não estavam aparecendo;
  • Vênus estará em uma magnitude de -4.0, enquanto a de Júpiter será de -2.1, ambos na constelação de Peixes.

Zurita explica que as conjunções astronômicas ocorrem porque os planetas do Sistema Solar orbitam o Sol no mesmo plano, chamado plano da eclíptica.

Encontro de Vênus e Júpiter em fotos e relatos de várias partes do mundo

Um dos registros é extremamente simbólico. Mostra a estátua de Nicolau Copérnico em Torun, na Polônia, apontando para Vênus e Júpiter. Foi esse astrônomo polonês que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar (ou seja, de que os planetas giram ao redor do Sol).

Estátua de Nicolau Copérnico apontando para Vênus e Júpiter bem próximos no céu da Polônia. Crédito: Piotr Potepa

“Nicolau Copérnico observando a conjunção de Vênus e Júpiter”, diz a legenda da imagem, feita pelo fotógrafo Piotr Potepa e enviada para o site SpaceWeather.com. “Um homem como qualquer outro, mas que conhecia o seu caminho ao redor dos planetas”.

Outra bela captura foi feita em Maria Laach am Jauerling, município da Áustria, pelo astrofotógrafo Michael Jaeger. 

Visão de Vênus e Júpiter no céu da Áustria. Crédito: Michael Jaeger

“Após o pôr do sol, dois planetas brilhantes brilhando no oeste!”, diz a descrição da imagem registrada por Lee Chung-en, de Taiwan.

Encontro de Vênus e Júpiter capturado de Taiwan. Crédito: Lee Chung-en

Leia mais:

Veja abaixo outros registros, publicados nas redes sociais:

“Júpiter e Vênus da minha casa. Às vezes, o céu lhe dá essas coisas…”, postou, no Twitter, Xuasus Gonzalez, da cidade de León, no México.

Outro registro do México foi compartilhado na mesma plataforma por Cezar Acosta, de Obregón, em resposta à postagem de uma jornalista local que perguntava o que eram dois pontos brilhantes que ela havia fotografado.

O usuário Pappan Marcus, de Terra da Escânia, na Suécia, também usou a rede social recém-adquirida por Elon Musk para compartilhar sua visão. “Eles estão claramente visíveis, Vênus e Júpiter”, escreveu.

Uma brasileira chamada Eliane, de Carangola MG, compartilhou seu registro no Instagram.

Na mesma plataforma, foram publicadas fotos feitas da Alemanha, Índia, Japão e EUA, entre outras partes do mundo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!