Satélite da NASA deve cair na Terra esta semana; há riscos?

Embora a maior parte do satélite deva queimar ao passar pela atmosfera, alguns pedaços podem resistir ao processo e atingir a superfície terrestre
Flavia Correia18/04/2023 15h50, atualizada em 19/04/2023 21h31
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Especialistas da NASA responsáveis pelo monitoramento de satélites da agência na órbita da Terra revelaram que um desses equipamentos, já em desuso, está prestes a reentrar na atmosfera do planeta. As expectativas são de que isso aconteça na noite de quarta-feira (19).

Segundo a agência e o Departamento de Defesa dos EUA, o local onde vai cair o satélite desativado, de nome Rhessi, já é conhecido, mas não será divulgado, por questões de segurança.

Embora a maior parte da espaçonave de 300 kg deva queimar durante a passagem pela atmosfera, alguns pedaços podem resistir ao processo e chegar à superfície terrestre. 

Sobre existir algum risco de algum desses detritos atingir alguém ao despencar do céu, a NASA qualificou como uma possibilidade “baixa”. De acordo com um comunicado da agência, essas chances foram calculadas em 1 em 2.467.

Ilustração 3D fornecida pela NASA mostra o satélite de observação solar RHESSI, aguardado para despencar pela atmosfera da Terra na noite de quarta-feira (19). Crédito: NASA

Leia mais:

Abreviação de Reuven Ramaty High Energy Solar Spectroscopic Imager, o satélite Rhessi foi fabricado pela Spectrum Astro, uma extinta corporação norte-americana privada, e lançado pela NASA em fevereiro de 2002, com a missão de estudar a física dos fenômenos que envolvem a aceleração de partículas e a liberação de energia no Sol.

Antes de ser desligado em 2018, por causa de problemas de comunicação, a espaçonave observou uma série de erupções solares, bem como ejeções de massa coronal, capturando imagens em raios-X de alta energia e raios gama de mais de 100 mil eventos solares, ao longo de mais de 15 anos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.