Um asteroide maior que a Torre Eiffel – 300  metros – vai passar pela Terra no dia 26 de abril, de acordo com os dados do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS), da NASA .

• O asteroide é chamado de 2006 HV5 e possui cerca de 400 metros de diâmetro
  • Sua maior aproximação com a Terra será de 6,3 vezes a distância entre a Terra e a Lua ou 2,4 milhões de quilômetros.
  • A velocidade que ela vai passar pelo planeta é de 62,6 mil quilômetros por hora, 22 vezes mais rápido que uma bala

Os asteroide muitas vezes são pedaços de planeta que não concluíram sua formação no início do sistema solar e em grande maioria estão localizados no Cinturão de Asteróides Principal, entre Marte e Júpiter. No entanto, por serem pequenos objetos, podem facilmente ter sua órbita alterada pelo campo gravitacional de objetos maiores, como Júpiter, ou são fragmento de objetos maiores que colidiram e que acabaram sendo ejetados.

O 2006 HV5 foi uma das rochas espaciais que teve sua órbita alterada e se tornou um dos 31 mil corpos já descobertos que passam a menos de 48 milhões de quilômetros da órbita terrestre, ou objetos próximos à Terra (NEOs).

Asteroide gigante se aproximando

Dentro dessa categoria, existe uma subcategoria, a de objetos potencialmente perigosos, que possuem mais de 140 metros de diâmetro que se aproximam da Terra a menos de 7,4 milhões de quilômetros.

A designação ‘potencialmente perigoso’ simplesmente significa que, ao longo de muitos séculos e milênios, a órbita do asteroide pode evoluir para uma que tenha chance de impactar a Terra. Não avaliamos essas possibilidades de impacto a longo prazo e muitos séculos

Paul Chodas, gerente do CNEOS em resposta a Newsweek

Esse também não é o caso do asteroide que passará pela Terra no final do mês, ou seja é muito pouco provável que ele colida com o planeta.