Toda semana, no Programa Olhar Espacial, estudantes ligados a projetos astronômicos de todo o Brasil escolhem duas imagens que se destacaram na semana que passou. E na última semana, as escolhas foram feitas por estudantes da Escola Estadual Doutor Adiron Gonçalves Boaventura, em Rio Paranaíba, Minas Gerais. Confiram:

Buraco Negro M87 em Alta Definição

Grazielle Aparecida dos Reis Borges de 14 anos e no 1° ano do Ensino Médio, escolheu a imagem refinada do buraco negro supermassivo no centro da galáxia Messier 87( M87). Originalmente, a imagem foi capturada em 2019 pelo Telescópio Event Horizon, mas essa semana, uma equipe liderada pela brasileira Lia Medeiros, divulgou essa imagem onde foi utilizada uma nova técnica de aprendizagem de máquina para aprimorar a nitidez da imagem. E o que já era bom, ficou ainda melhor. 

Nebulosa da Galinha Correndo

[ Créditos: Daniel Stern ]

Francisco Max de Souza Rocha, de 14 anos e também no 1°ano do Ensino Médio escolheu a foto dessa bela nebulosa que tem um nome curioso: a IC 2944, é mais conhecida como “Nebulosa da Galinha Correndo”. E se olhar direitinho, essa nuvem de poeira e gases ionizados e iluminados por estrelas próximas, parece realmente ter a forma de um galináceo em fuga. A Nebulosa da Galinha Correndo fica a cerca de 6 mil anos-luz de distância na direção da Constelação do Centauro e é um dos belos objetos astronômicos visíveis nos céus do hemisfério sul nesta época do ano. 

Leia mais:

publicidade

Quem escolheu

Tanto a Grazielle quanto o Francisco Max, são estudantes da Escola Dr Adiron Gonçalves Boaventura e fazem parte do Projeto Garotas e Garotos de Estrelas, que existe desde 2015 e em 2018 foi premiado com um telescópio por um projeto da União Astronômica Internacional. É um projeto voluntário que conta com cerca de 20 crianças e adolescentes atuando ativamente na astronomia na cidade de Rio Paranaíba, em Minas Gerais. 

[ Teresinha Souza, coordenadora do projeto (à direita), e as crianças e adolescentes do Garotas e Garotos de Estrelas em atividade na zona rural de Rio Paranaíba, MG – Foto: Reprodução Instagram  ]

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!