O aplicativo alternativo ao Twitter, Bluesky, que promete um futuro de redes sociais descentralizadas e algoritmos personalizados, está agora disponível para usuários Android. O aplicativo é apoiado pelo co-fundador e ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey, e inicialmente foi lançado para usuários do iOS em fevereiro deste ano, permanecendo em beta fechado.

A exclusividade está impulsionando a demanda por essa nova rede social, mas também por ter o nome de Dorsey associado a ela.

publicidade

Leia mais:

Para muitos, o Bluesky representa a esperança de uma nova chance para o Twitter — onde os conceitos centrais de postagens de formato curto e uma linha do tempo compartilhada permanecem, mas os problemas de moderação e controle centralizado são abordados.

publicidade

O objetivo do Bluesky é dar aos usuários a escolha algorítmica, permitindo que eventualmente escolham entre um mercado de algoritmos que lhes permitam controlar o que veem em seu próprio feed, em vez de serem controlados por uma autoridade central.

No entanto, no lançamento, o Bluesky é uma versão simplificada do Twitter sem muitos dos recursos que tornam a rede social o que é hoje.

publicidade
  • Isso inclui ferramentas básicas para rastrear curtidas ou marcadores, editar tweets, citar tweets, enviar mensagens diretas, usar hashtags e muito mais.
  • Além disso, o Bluesky está construindo a descentralização com seu próprio protocolo — o Protocolo AT.
  • Assim, ele não está contribuindo para o trabalho existente em torno do ActivityPub, o protocolo que alimenta a alternativa de código aberto do Twitter, Mastodon, e uma série de outros aplicativos descentralizados na “Fediverse” mais ampla.
  • “Fediverse” é o nome para esses servidores interconectados que executam software aberto usado para publicação na web.

O que é o Bluesky?

  • A Bluesky é uma criação de Jack Dorsey, um dos criadores do Twitter e CEO da empresa até o 2021.
  • A nova plataforma promete ser uma rede social descentralizada, utilizando a tecnologia blockchain.
  • O objetivo é reinventar a estrutura atual das redes sociais, dando mais independência aos criadores, liberdade aos desenvolvedores e escolha aos usuários.
  • Os usuários podem se inscrever para o estágio de testes beta gratuitamente pelo site oficial.
  • A Bluesky não surgiu após os primeiros envolvimentos de Elon Musk com o Twitter, sendo mencionada desde muito antes disso, em 2019.
  • Jack Dorsey deixou o cargo de CEO do Twitter em 2021 e desde então vem se concentrando em suas empresas, como a Bluesky.

Saiba mais sobre a rede social aqui.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!