Respondendo diretamente à pergunta do título: sim, mas não de maneira tradicional, já que o WhatsApp não permite que um aparelho use mais de uma conta pessoal por vez, nem mesmo celulares dual SIM. Assim, pode ser difícil administrar assuntos profissionais e pessoais usando apenas um número. Porém, sempre há alguma maneira para driblar regras, não é?

A opção mais usada para isso, mesmo para aqueles que não trabalham com o celular, é uma conta no WhatsApp Business. Entretanto, é possível burlar a regra do mensageiro para usar duas contas pessoais no mesmo celular.

publicidade

Leia mais:

Como usar duas contas no WhatsApp?

Antes de mais nada, o usuário precisa ter dois números diferentes, ou seja, é necessário que o dispositivo seja dual SIM, ou que tenha suporte a um eSIM. Além disso, para os usuários de iPhone, a opção de usar o WhatsApp Business é a única viável.

publicidade
Não é necessário do WhatsApp Business para gerar link no WhatsApp
WhatsApp Business. Imagem: Alex Photo Stock / Shutterstock

Caso o dispositivo em questão seja Android, existem outras duas possibilidades. A primeira delas é uma funcionalidade de “aplicativo gêmeo”, nativa em alguns modelos de celulares de fabricantes como Samsung, Xiaomi, Huawei e Asus.

O nome deste recurso varia de aparelho para aparelho, bem como a sua configuração e ativação, mas as funções “Dual App”, “Dual Messenger”, “Twin Apps”, ou “Clone App” clonam um aplicativo, criando um gêmeo, o que possibilita a criação e uso de duas contas diferentes do WhatsApp.

publicidade

Para os modelos Android que não possuem esse recurso, a outra possibilidade é baixar gratuitamente o Parallel Space no Google Play. Esse aplicativo tem a mesma função do “Dual App”: criar o clone de um aplicativo. 

Robô que simboliza o o sistema operacional Android 11
Android. Imagem: quietbits/Shutterstock

Depois de instalado, é só abrir o aplicativo, selecionar o WhatsApp e tocar em “Adicionar ao Parallel Space”, e então cadastrar o segundo número no mensageiro. A versão paga do Parallel Space também permite que os usuários criem um ícone do aplicativo gêmeo na tela de início. Outros aplicativos, como o Parallel App e o Dual Spaces, também servem para este propósito..

publicidade

Também existe a opção de usar duas contas no computador, com o WhatsApp Web, desde que cada conta do mensageiro esteja aberta em dois navegadores diferentes, ou com um dos números em uma aba anônima. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!