O maior satélite de comunicações do mundo estava sendo preparado para ser lançado ao espaço nesta quarta-feira (25). O lançamento, contudo, foi adiado devido à condições climáticas. A empresa ViaSat é responsável por esse gigante que deve cobrir todo o mundo quando o projeto estiver completo.

“O envio do ViaSat-3 Americas agora está agendado para quinta-feira, 27 de abril”, declarou a empresa.

publicidade
  • ViaSat-3 é um conjunto de três satélites. O primeiro lançado nesta quarta vai cobrir justamente a América;
  • Segundo a empresa, ele deve começar a operar no Brasil no segundo semestre;
  • O próximo também deve deixar a Terra neste ano para servir Europa, Oriente Médio e África, e o terceiro em 2024, para Ásia-Pacífico.

Maior satélite de internet do mundo

Esse gigante conta com 50 metros de comprimento, metade de um campo de futebol. Apesar disso, ele tem um peso otimizado, e é o mais leve já produzido pela Viasat, com um peso estimado entre 5 e 6 toneladas.

Não chega ao número da Starlink, que possui 3,7 mil satélites em órbita, e que é da SpaceX. A diferença é que eles serão capazes de cobrir todo o planeta, sendo todos continentes, e as principais rotas aéreas e marítimas cobertas.

Diferenças entre ViaSat e Starlink

Enquanto a ViaSat tem satélites geoestacionários gigantes que estão bem alto, a 35 mil km de altitude, em órbita geossíncrona, podendo, assim, cobrir grandes áreas, a Starlink possui pequenos satélites, que exploram a órbita baixa terrestre, a cerca de 500 km. São milhares de equipamentos para realizar a mesma tarefa dos da ViaSat.

Leia mais:

Os novos satélites conseguem transferir mais de 1 Tbps, o dobro da atual frota da companhia – os ViaSat-1 e 2, que entregam aos EUA 500 Gbps. Quando estiverem todos em órbita, a constelação proverá 3 Tbps, salto de 500%.

Cobriremos mais de 90% da área habitada do planeta. Cada um será responsável por quase um terço do globo. Só os polos ficam de fora. Com isso, poderemos melhorar os serviços já existentes, além de alcançar novos territórios e levar conectividade a regiões remotas.

Leandro Gaunszer, diretor-geral da ViaSat Brasil

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!