Um corpo mumificado de um adolescente que viveu entre 800 e 1,2 mil anos atrás foi desenterrado nos arredores de Lima, no Peru. A múmia, aparentemente completa, ainda tinha fragmentos de pele e tufos de cabelo, e deve ser de um jovem com idade entre 12 e 13 anos.

Segundo Yomira Huaman, líder da equipe de escavações responsável por encontrar o corpo, os restos mortais foram desenterrados no sítio arqueológico de Cajamarquilla, em cova com cerca de dois metros de profundidade e coberta por rocha grande.

publicidade
  • A cidade na qual encontraram a múmia foi construída de barro por volta de 200 a.C., no período pré-inca, e ocupada até cerca de 1500;
  • Ela deve ter abrigado entre dez mil a 20 mil pessoas;
  • Huaman defende que o alto teor de sal da areia nessa região deve ter causado a mumificação natural desse jovem — cujo sexo não foi revelado.

Leia mais:

Restos de pele foram encontrados nas regiões dos braços e pernas, e a cabeça — que estava separada do corpo — ainda tinha tufos de cabelos. Além disso, a múmia ainda foi encontrada com restos de dentes na mandíbula.

publicidade

Imagem: Divulgação

“A descoberta é muito importante porque está muito bem preservada”, afirmou Huaman. Os escavadores também encontraram alguns outros elementos na região, entre eles: uma arma de pedra, um prato, uma agulha de cobre e restos de tecido, milho e pimenta.

publicidade

Essa não foi a única grande descoberta realizada pela equipe na região. Em fevereiro de 2022, os arqueólogos encontraram 20 múmias em Cajamarquilla, sendo oito delas de crianças.

Com informações de Phys.org

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!