Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, adquiriu o Twitter em outubro de 2022 por $44 bilhões, com promessas de tornar a plataforma “melhor do que nunca”. No entanto, seis meses após assumir o controle da rede social, o futuro do Twitter é incerto.

Musk agora estima o valor da empresa em cerca de $20 bilhões, menos da metade do que pagou. Após demitir 80% da equipe e deixar contas sem pagar, Musk alega ter salvado a empresa da falência.

publicidade

Leia mais:

No entanto, a estratégia do bilionário para atrair assinantes pagantes não tem obtido sucesso, e mudanças nas políticas do Twitter ameaçam a segurança e a confiabilidade da plataforma. Além disso, Musk tem entrado em conflito com jornalistas e veículos de notícias, bem como afugentado anunciantes.

publicidade

Leslie Miley, ex-gerente de engenharia do Twitter, afirmou que, se Musk tivesse apenas reduzido custos, a empresa teria sobrevivido. No entanto, suas ações prejudicaram a reputação da plataforma e não trouxeram nenhum valor para os usuários. Miley prevê que o Twitter seguirá o caminho do MySpace e perderá relevância.

A destruição da praça digital

twitter
Imagem: The Bold Bureau / Shutterstock.com

O Twitter nunca foi perfeito, tinha muitos problemas, mas era uma infraestrutura global crítica para informações que Elon Musk agora está vandalizando sistematicamente, francamente.

Vivian Schiller, ex-presidente global de notícias do Twitter, à CNN
  • O que diferenciava o Twitter de outras redes sociais era o fato de ser um centro para notícias em tempo real e um lugar onde pessoas comuns podiam ler e interagir com celebridades, líderes empresariais e outras personalidades;
  • As recentes ações de Elon Musk na plataforma ameaçam minar esse propósito e o ecossistema de informação em geral, sem ficar claro se isso melhorará o negócio da empresa;
  • A retirada dos selos azuis de verificação de usuários importantes, com a justificativa de tratar todos igualmente, pode tornar mais fácil para pessoas mal-intencionadas se passarem por pessoas famosas e mais difícil para os usuários confiarem na veracidade das informações na plataforma;
  • Além disso, Musk decidiu patrocinar selos azuis para certas celebridades, criando a exata “diferença de padrão” que ele disse querer evitar.

Você pode criar contas falsas e pagar US$ 8 [por uma marca de verificação]… então, se você é um ator mal-intencionado bem financiado, pode causar mais danos agora do que antes. E se você é uma fonte confiável e não é bem financiado, sua informação não será tão visível como antes.

Filippo Menczer, professor de ciência da computação da Universidade de Indiana e diretor do Observatório de Mídia Social, à CNN
  • Musk diz que o conteúdo de usuários verificados será promovido na plataforma, o que pode tornar mais difícil para usuários que não podem pagar uma assinatura — ou simplesmente não querem pagar — encontrarem um público;
  • O novo sistema de verificação paga não necessariamente eliminará os bots na plataforma;
  • A decisão do Twitter de cobrar dos usuários de sua API também pode dificultar a identificação e o alerta da plataforma sobre atividades inautênticas, além de poder interromper outros usos positivos da plataforma que contribuíram para sua reputação como um centro de notícias, como alertas de emergência climática automatizados.

Perda de anunciantes e usuários

Quase tudo o que ele disse que ia fazer, ele estragou de várias maneiras. Se não fosse tão prejudicial às pessoas e organizações que dependiam da plataforma, seria engraçado. Mas, na verdade, não é engraçado, porque degradou a capacidade das pessoas de se comunicarem efetivamente.

Leslie Miley, ex-gerente de engenharia do Twitter, à CNN
  • O sucesso de qualquer rede social depende da sua capacidade de atrair e reter usuários;
  • O Twitter está enfrentando um possível êxodo de usuários devido a mudanças recentes de política feitas por Musk sem princípios claros;
  • Celebridades e organizações de mídia como a NPR, BBC e CBC deixaram o Twitter devido a mudanças controversas, como o rótulo de “mídia financiada pelo governo” que consideram enganoso;
  • O CenterLink, uma organização global sem fins lucrativos que representa comunidades LGBTQIA+, também saiu após o Twitter remover proteções para usuários transgêneros de sua política de conduta odiosa;
  • Alguns usuários de alto perfil, como a ativista contra o bullying Monica Lewinsky, ameaçaram deixar o Twitter devido à mudança do símbolo azul de verificação, que os coloca em maior risco de impersonificação;
  • Existem poucas alternativas ao Twitter que oferecem recursos e escala semelhantes, mas alguns concorrentes emergentes surgiram desde a tomada de controle por Musk, incluindo a Meta, empresa-mãe do Facebook, que está trabalhando em um serviço semelhante;
  • A tomada de controle de Musk tornou difícil para o Twitter convencer os anunciantes a retornarem à plataforma devido a preocupações com o aumento do discurso de ódio e confusão sobre a direção futura da empresa e demissões;
  • Apenas 43% dos principais 1.000 anunciantes do Twitter em setembro de 2022 ainda estavam anunciando na plataforma em abril, de acordo com a empresa de inteligência de mercado Sensor Tower;
  • Musk afirma que o uso do Twitter aumentou desde sua tomada de controle e que os anunciantes estão retornando à plataforma, mas como ele tornou a empresa privada, não tem a obrigação de fazer divulgações financeiras.

A reputação de Elon Musk

Elon Musk, Twitter
Imagem: Shutterstock

Sua reputação foi significativamente diminuída com o Twitter… E uma vez que você a perde, é muito difícil recuperá-la. Seria uma boa oportunidade para [Musk] repensar se ele é realmente material de liderança.

William Klepper, professor de gestão da Escola de Negócios da Universidade de Columbia, à CNN
  • A reputação de Musk já está sofrendo com seu tempo no Twitter e pode afetar seu império empresarial no futuro;
  • Musk é conhecido por seu trabalho na Tesla e SpaceX, mas agora está tentando mudar o modelo de negócios do Twitter para um modelo de assinatura;
  • O novo modelo de negócio pode ajudar a acabar com o abuso de dados do usuário, mas ainda não foi bem-sucedido em outras plataformas.

Eu dou a ele algum crédito por tentar um modelo de negócios diferente, acho que o modelo de negócios baseado em dados do usuário é bastante abusivo.

Luigi Zingales, professor da Escola de Negócios Booth da Universidade de Chicago, à CNN
  • O Facebook lançou um recurso de verificação pago, mas outras empresas foram mais cuidadosas em relação aos cortes de custos;
  • O desempenho de Musk no Twitter pode afetar suas relações com bancos e investidores no futuro;
  • Musk prometeu deixar o cargo de CEO do Twitter, mas ainda é o “Chief Twit” por enquanto.

Com informações da CNN.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!