Quando a gente começa a produzir conteúdo para as redes sociais, podemos ficar sobrecarregados com a quantidade de coisas para fazer a empresa girar. Por isso, conhecer o Estúdio de Criação da Meta pode mudar a forma que você gerencia o Facebook e Instagram da sua marca. É sobre essa belezinha que vamos falar hoje e te ensinar a usar. Vamos lá?!

O que é o Estúdio de Criação da Meta (antigo Facebook)?

O Estúdio de Criação é uma plataforma que reúne todas as ferramentas úteis para o gerenciamento de todas as suas páginas do Facebook e contas do Instagram. Lá, você encontra, por exemplo, ferramentas para:

  • Criar e agendar post;
  • Conversar com seus seguidores;
  • Acompanhar o dinheiro que está ganhando;
  • Analisar o desempenho de suas publicações.

Como usar o Estúdio de Criação

Se você é novo no Estúdio de Criação, não se desespere. Aqui, você vai conhecer as principais ferramentas para começar agora mesmo a gerenciar suas redes sociais. Então, acesse o site para começar!

Na página inicial é onde você vai encontrar um panorama de todas as suas contas. Além de um atalho para publicar, você vai ver seus posts mais recentes, a monetização, insights e dicas para usar a plataforma.

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Facebook

O Estúdio de Criação é perfeito para gerenciar seus perfis e contas do Facebook e do Instagram, porque permite você fazer tudo em um mesmo site. Para mudar entre uma rede social ou outra, selecione o símbolo do Facebook ou do Instagram no topo do site:

Como usar o estúdio de criação do Facebook?

Como publicar post

  1. Toque no botão “Criar novo” no topo do menu lateral:
Como criar post no Estúdio de Criação?
  1. Selecione “Criar publicação”;
  2. Adicione o texto e/ou a imagem e vídeo;
  3. Verifique as configurações de distribuição e de privacidade;
  4. Clique em “Publicar”.

Importante: você pode ver seus posts publicados na aba “Publicados”. Lá, você pode editar, excluir, atualizar o anexo e turbinar a postagem.

Como programar post

  1. Repita os passos de 1 a 4 do tutorial anterior;
  2. Clique na seta ao lado de “Publicar”;
  3. Selecione “Programar publicação”:
Como programar post no Facebook
  1. Escolha a data e o horário e toque em “Salvar”;
  2. Por fim, toque novamente em “Programar publicação”.

Importante: você pode ver seus posts agendados na aba “Pré-publicados”. Lá, você pode editar, publicar ou excluir a postagem.

Como ver desempenho dos posts

  1. Toque na aba “Insights” no menu lateral;
  2. Selecione “Visão geral”, logo abaixo de “Páginas”:
Como ver desempenho do post no Facebook
  1. Escolha o período que deseja analisar;
  2. Toque em cada campo para ver os detalhes: pessoas alcançadas, seguidores líquidos e engajamento (que considera reações, comentários, compartilhamentos e cliques);
  3. Caso queira analisar os dados em uma planilha, toque em “Exportar dados” no topo da página. Depois, selecione o período, os dados que deseja exportar e as predefinições de métricas. Por fim, clique em “Gerar” para criar o documento que poderá ser baixado posteriormente.

Importante: lembre-se de que você terá desempenho diferente conforme o dia que analisar. Por isso, busque comparar períodos similares – seja um dia, seja uma semana (de domingo a sábado, por exemplo).

Como ver desempenho dos vídeos

  1. Toque na aba “Insights” no menu lateral;
  2. Selecione “Desempenho”, logo abaixo de “Vídeos”;
  3. Escolha o período que deseja analisar;
  4. Escolha o tipo de publicação: publicados; com publicação cruzada; compartilhados;
  5. Toque em cada campo para ver os detalhes: minutos visualizados; visualizações do vídeo por no mínimo 1 minuto; visualizações do vídeo por no mínimo 3 segundos;
  6. Caso queira analisar os dados em uma planilha, toque em “Exportar dados” no topo da página. Depois, selecione o período, os dados que deseja exportar e as predefinições de métricas. Por fim, clique em “Gerar” para criar o documento que poderá ser baixado posteriormente.

Importante: o analytics do Facebook te dá outras informações relevantes sobre vídeos, que estão no menu à esquerda. Entre elas, estão: comparação de seu desempenho com o de seus concorrentes; fidelidade; retenção e ganhos (monetização).

Instagram

Antes de começar, lembre-se de selecionar o símbolo do Instagram no topo do Estúdio de Criação.

Como publicar no Instagram

  1. Toque no botão “Criar publicação” no topo do menu lateral;
  2. Você deverá escolher se deseja publicar no feed ou Reels;
  3. Adicione o conteúdo e a legenda;
  4. Caso se aplique, selecione a miniatura (thumb) no vídeo;
  5. Aperte “Publicar”.

Como agendar publicação no Instagram

  1. Repita os passos de 1 a 4 do tutorial anterior;
  2. Clique na seta ao lado de “Publicar”;
  3. Selecione “Programar”;
  4. Escolha o dia e o horário;
  5. Aperte “Programar”.

Importante: você pode ver suas publicações agendadas na aba “Biblioteca de conteúdos” no menu lateral. Lá, você pode editar, publicar ou excluir a postagem.

Como ver desempenho das publicações

Como agendar publicação no Facebook ou Instagram
O analytics do Facebook te dá outras informações relevantes no menu à esquerda. Imagem: GoodStudio / Shutterstock
  1. Toque na aba “Insights” no menu lateral;
  2. Selecione “Atividade”;
  3. Escolha o período que deseja analisar entre: últimos 7 ou 30 dias;
  4. Caso queira analisar os dados em uma planilha, toque em “Exportar dados” no topo da página. Depois, selecione o período e os dados que deseja exportar. Por fim, clique em “Gerar” para criar o documento que poderá ser baixado posteriormente.

Importante: no campo “Público” na aba de “Insights” você terá acesso a informações sobre sua audiência, como: idade e gênero; cidades e países; dia e hora que os seguidores estão online na rede social. Use essas informações para direcionar melhor seu conteúdo e saber quando publicá-lo.

Conclusão

Agora, você já sabe como gerenciar suas contas do Facebook e do Instagram com o Estúdio de Criação. Percebeu como é simples e você não vai precisar de muito tempo? Aproveite para ver este tutorial de como editar uma foto incrível para o perfil ou feed.

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