Alex Gorlick, CEO da agência de marketing Intensify, se deparou com uma falha no Facebook que ele descreveu como a pior falha que já viu na última década em que trabalha com publicidade digital ao verificar as contas de seus clientes no domingo, 23 de abril.

Ele percebeu que um dos clientes já havia gasto 90% do orçamento diário de anúncios no Facebook até 9h da manhã, restando apenas 10% para o restante do dia. Ao investigar, Gorlick descobriu que o problema era generalizado, afetando toda a base de clientes da agência.

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De acordo com o CEO, os anunciantes tiveram um desperdício significativo de dinheiro, gastando três vezes mais do que o normal para adquirir um cliente.

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Os resultados foram horrendos. É a maior falha que já vi nos anúncios do Facebook.

Alex Gorlick ao CNBC

Para marcas que já estão reduzindo os custos com anúncios para lidar com a desaceleração da economia e um mercado de anúncios móveis que não permite mais a segmentação com base em dados do usuário, a falha do Facebook é mais do que apenas um tropeço infeliz.

Em indústrias com margens baixas, onde cada dólar conta, isso pode transformar um fim de semana lucrativo em um grande prejuízo, além de levantar mais questões sobre a confiabilidade dos sistemas de anúncios do Facebook.

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Um porta-voz da Meta, empresa mãe do Facebook, reconheceu que houve uma falha nos anúncios, mas se recusou a fornecer detalhes ou uma explicação para o ocorrido.

Um problema técnico que já foi resolvido causou problemas na entrega de anúncios para alguns anunciantes.

Porta-voz da Meta

Como a falha do sistema de anúncios afetou empresas em todo o mundo

  • Na maioria das vezes, as empresas podem alocar uma quantia de dinheiro para anunciar no Facebook durante o dia para maximizar as visualizações;
  • No entanto, no domingo, o sistema do Facebook juntou mais anúncios do que o normal nas primeiras horas do dia, resultando em um dia altamente ineficiente;
  • Como resultado, a maioria das mais de 3 mil empresas de comércio eletrônico e direto ao consumidor que usam a tecnologia da Varos experimentou um aumento no CPM (custo por mil impressões);
  • Cerca de 36% das empresas foram muito afetadas pelo bug, enquanto outro terço teve um aumento significativo, mas não tanto quanto o primeiro grupo;
  • Empresas que implementaram limites de custo ou encerraram suas campanhas publicitárias devido ao erro não foram afetadas pelo problema;
  • A falha também afetou as empresas que estavam executando anúncios relacionados ao Dia da Terra;
  • Grandes marcas aproveitaram a situação quando as empresas encerraram suas campanhas publicitárias devido ao erro e conseguiram executar campanhas publicitárias bem-sucedidas no Facebook ao longo do dia devido à falta de concorrência;
  • Barry Hott, um consultor de marketing de desempenho, acredita que o impacto geral do erro de anúncio pode ser pequeno, considerando que as empresas lidam ocasionalmente com grandes erros de anúncios que afetam suas campanhas.

Reembolso é uma possibilidade?

  • A Meta está conduzindo uma análise detalhada para avaliar a possibilidade de reembolso dos anunciantes devido à falha técnica ocorrida no leilão de anúncios;
  • Recomenda-se que os anunciantes questionem frequentemente o suporte ao cliente da Meta para obter informações sobre os reembolsos;
  • A falha técnica pode afetar não só o aumento no CPM dos anunciantes, mas também outras áreas dos negócios das empresas;
  • Hott adverte que os anunciantes precisam tornar o problema público para que as empresas tomem medidas a respeito.

Com informações do CNBC.

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