O cansaço visual é uma condição de fadiga agravada pela exposição prolongada a telas luminosas. Isso acontece porque o usuário gasta muito tempo focado em uma tarefa, por exemplo, e este foco demasiado, somado ao excesso de luz produzida pelo eletrônico, fadigam os olhos e proporcionam desconforto visual, além de tonturas, dores de cabeça, vermelhidão ocular e visão turva. Por isso, separamos algumas dicas para ajudá-lo a diminuir o cansaço visual ante aparelhos como PC e celular.

Leia mais:

publicidade

Preste atenção à luminosidade do ambiente

mulher deitada no escuro com celular com luz forte
Reprodução: Shutterstock

Embora as telas dos aparelhos eletrônicos já sejam bastante luminosas, é imprescindível que o ambiente a sua volta também esteja bem iluminado antes de utilizar os periféricos. Isso significa que mexer no celular ou PC com as luzes apagadas e em ambientes escuros pode agravar a sensação de cansaço visual, pois imerge os olhos a um nível intenso e concentrado de luz.

O ideal é mexer nos aparelhos de dia, e ligar as luzes dos cômodos quando a noite chegar. Isso vale para o uso de qualquer aparelho com tela luminosa, como televisão, tablet, celular, PC, consoles, etc. Também é indicado diminuir o nível de brilho da tela –– sempre que for necessário –– para evitar o excesso de luz nos olhos.

Faça pausas regulares

Para quem costuma passar muitas horas na frente das telas, é indicado dedicar alguns minutos do seu tempo longe delas. Seria como um “alongamento” para as pernas após muitas horas sentados, mas voltado para os olhos: deixe o aparelho em repouso, feche os olhos e tente relaxar por alguns minutos. Faça uma pausa de 30 minutos a 60 minutos, preferencialmente em um local confortável (como camas ou sofás) e calmo. Esses minutos longe dos eletrônicos, após horas seguidas de exposição, darão uma pequena folga aos seus olhos. É indicado, também, fazer o uso de colírios lubrificantes para combater o ressecamento dos olhos; mas esta opção deve ser consultada por um médico oftalmologista.

Utilize o modo noturno no seu celular

modo noturno celular
Reprodução: Lenscope

O modo noturno é uma configuração presente nos celulares mais modernos e funciona como um filtro, que diminui o excesso da liberação da luz azul. Esta luz é emitida por todos os aparelhos eletrônicos com telas e é ela quem provoca o cansaço nos olhos. Desta forma, uma vez que o modo noturno for ativado, é dispensável a necessidade de alterar o brilho da tela constantemente e você ainda pode desfrutar do seu celular sem sofrer tanto como antes.

Estabeleça uma distância adequada das telas

É importante entender que quanto mais perto você estiver de uma tela luminosa, mais forte será a incidência de luz azul nos seus olhos. É por isso, por exemplo, que algumas pessoas costumam ficar mais cansadas ao mexer no PC do que ao assistir televisão por horas. Dito isso, mantenha uma distância de 50 a 80 cm da sua tela (nos casos de monitores e notebooks) e um distanciamento de mais de 1,20 metro dos televisores. Alimentar esse hábito pode ajudar a combater o cansaço visual.

Utilize óculos com filtro de luz azul

Óculos com lentes laranjas ajudam a filtrar a luz azul
Reprodução: Microgen / Shutterstock

As lentes com filtro azul são recomendadas pelos médicos oftalmologistas para usuários que passam muitas horas expostos a telas luminosas. Essas lentes filtram a luz emitida pelos periféricos e ajudam a combater, com muito mais eficiência, o cansaço ocular que este brilho pode causar aos olhos. Isso é importante porque a tela dos eletrônicos possui uma luz única, que é diferente da luz do sol, por exemplo. Desta forma, os óculos com filtro de luz azul seria como um “óculos de sol”, mas para combater a exposição luminosa das telas. Estas lentes, inclusive, podem ser incolores, o que evita o descontentamento do usuário quanto à aparência.

Use películas de luz azul nos eletrônicos

Essa dica é muito similar à anterior, mas ao invés de comprar um óculos com lentes específicas, é possível apenas adquirir películas que filtrem a luz azul. Estas películas podem ser instaladas nos principais aparelhos, como celular e notebook, e vão protegê-lo do excesso de iluminação azul.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!