Pegadinha da Microsoft: Bard faz propaganda do Bing Chat no Edge

Edge exibe propaganda do Bing Chat enquanto os usuários usam o Bard AI do Google no navegador da Microsoft
Ana Luiza Figueiredo28/04/2023 13h54
microsoft bard bing
Imagem: rarrarorro / Shutterstock.com
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma nova pegadinha da Microsoft está chamando a atenção de usuários do navegador Edge. Ao tentar usar o chatbot da rival Google, o Bard, o usuário é surpreendido com uma propaganda do chatbot Bing da Microsoft.

O desenvolvedor e usuário do Twitter Vitor de Lucca alertou sobre a novidade: uma nova versão do Edge agora exibe um anúncio do Bing ao lado da URL do Google Bard.

Leia mais! 

Quando se direciona o Edge para bard.google.com, um novo slide animado aparece no canto superior direito da barra de endereço do navegador com o texto “compare respostas com o novo Bing alimentado por IA”. Em seguida, o texto desliza para a direita e deixa um ícone do Bing que parece redundante, considerando que um ícone semelhante fica à direita por padrão.

microsoft edge bard bing
Imagem: The Verge/Captura de Tela

No entanto, o novo ícone do Bing pode ser mais útil do que parece. Ele ativa a nova visualização dividida do Microsoft Edge, permitindo que o usuário compare respostas com o Google Bard. Apesar de parecer uma tática intrusiva, pode ser considerada uma jogada inteligente da Microsoft.

Segundo o The Verge, a nova propaganda do Bing AI aparece tanto nas versões atuais do Mac (versão 114.0.1807.1) quanto no PC do desenvolvedor do Microsoft Edge. O Bard ainda não está disponível no Brasil.

O que é o Bard?

  • O Bard é um assistente virtual desenvolvido pela Google que utiliza inteligência artificial para responder perguntas dos usuários.
  • Ele foi criado para ser uma alternativa mais avançada ao Google Assistant, oferecendo respostas mais precisas e completas.
  • O chatbot do Google pode responder a perguntas em linguagem natural, sem a necessidade de comandos específicos ou palavras-chave.
  • Ele utiliza a tecnologia de Processamento de Linguagem Natural (PLN) da Google para compreender as perguntas dos usuários e fornecer respostas relevantes.
  • O Bard pode fornecer informações sobre diversos assuntos, como notícias, clima, esportes, entre outros.
  • Ele pode responder a perguntas complexas que exigem mais contexto e conhecimento especializado.
  • O Bard ainda está em fase de desenvolvimento e não está disponível publicamente para todos os usuários.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.