O Spotify usa a memória do dispositivo para armazenar trechos de músicas e podcasts no cache – para evitar que eles travem enquanto estiverem tocando quando a conexão está fraca, e para armazenar músicas e podcasts baixados para ouvir offline mesmo. 

Por esses motivos, o Spotify recomenda que pelo menos 1 GB de memória esteja livre no seu dispositivo para que ele funcione melhor. Felizmente, o aplicativo de streaming de música também permite que os usuários limpem os dados da memória cache em seus dispositivos, sem que isso apague as músicas baixadas anteriormente, liberando espaço de armazenamento. 

publicidade

Leia também:

Como limpar a memória cache do Spotify

Spotify
Imagem: Chubo – my masterpiece/Shutterstock

Tempo necessário: 2 minutos

O uso de cache, um intermediário entre o operador de um processo e o dispositivo de armazenamento, serve para guardar informações ou dados temporários, agilizando o funcionamento dos aplicativos e evitando travas – como no caso do Spotify.

Como esses dados podem se acumular e consumir uma parte significativa da memória de um dispositivo, é comum que aplicativos permitam a limpeza do cache. Tanto em dispositivos iOS quanto Android, o processo para limpar o cache do Spotify é o mesmo:

  1. Toque em Início

    No aplicativo, toque no ícone de uma casa, no canto inferior direito, para acessar o Início – a primeira tela que aparece ao abrir o Spotify;Como limpar cache do spotify passo 1

  2. Toque em Configurações

    Na tela de Início, toque no ícone de engrenagem para abrir as opções de configuração;Como limpar cache do spotify passo 2

  3. Toque em Armazenamento

    Na aba de configurações, toque em Armazenamento; Como limpar cache do spotify passo 3

  4. Toque em Limpar cache

    Na aba de Armazenamento, toque em Limpar cache e, em seguida, confirme que deseja limpar o cache do aplicativo.Como limpar cache do spotify passo 4

Após a confirmação da limpeza do cache, os dados temporários são apagados do dispositivo sem alterar os downloads da sua conta,  e sem remover os dados de histórico de busca ou reprodução recente. Vale lembrar que essa limpeza pode ser feita regularmente, já que o aplicativo automaticamente volta a produzir essas informações temporárias.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!