A montadora chinesa de veículos MG Motor, da SAIC Motor, lançou mais um modelo no mercado indiano: o minicarro elétrico Comet EV. E, até o momento, é o carro mais barato dessa categoria no país. Ideia da empresa é usá-lo para enfrentar rivais locais – por exemplo, a Tata Motors – no terceiro maior mercado automotivo do mundo.

O minicarro de duas portas roda 230 quilômetros com uma única carga e custa a partir de US$ 9,8 mil (aproximadamente R$ 49 mil em conversão direta, na cotação atual). Assim, EV (sigla em inglês para “veículo elétrico”) chinês sai mais barato que o Tiago, EV de quatro portas da Tata. Apesar de mais caro – US$ 10,4 mil (R$ 52 mil) – ele anda mais com uma carga (entre 250 e 315 km, segundo a fabricante).

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Novo minicarro elétrico

Painel do Comet EV, minicarro elétrico da MG Motor
O Comet, projetado para acomodar quatro pessoas, é o segundo EV da MG no mercado indiano (Imagem: Divulgação/MG Motor)

A MG Motor lançou o Comet EV como um carro de passeio ideal para cidades e estradas congestionadas da Índia. Isso porque o carrinho é “extremamente fácil de manobrar na selva urbana”, disse o head da montadora na Índia, Rajeev Chaba, durante um evento virtual de lançamento. “É para quem procura solução inteligente para combater problemas de mobilidade urbana de hoje”, acrescentou.

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Porém, as vendas de veículos elétricos representaram menos de 2% do total de vendas anuais de carros na Índia – 3,9 milhões de veículos em 2022-23. E a Tata Motors domina esse mercado por lá. Mas o governo do primeiro-ministro Narendra Modi quer aumentar para 30% até 2030.

O Comet, projetado para acomodar quatro pessoas, é o segundo EV da MG no mercado indiano. Lá, a montadora também vende o ZS, seu maior SUV elétrico. E a fabricante chinesa espera que EVs respondam por 25% a 30% de suas vendas na Índia em 2023.

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Concorrência

Tiago EV, da Tata Motors, estacionado e conectado a um carregador na parede
O Tiago EV, da Tata Motors, é um pouco mais caro, mas é maior e tem alcance maior com uma carga (Imagem: Divulgação/Tata Motors)

A rival BYD também lançou seu primeiro EV na Índia em 2022, com um plano de dominar 40% do mercado de carros elétricos do país até 2030.

O preço do Comet, no entanto, parece ser caro em comparação com outros preços de carros EV de entrada, devido ao seu tamanho pequeno, disse Gaurav Vangaal, da S&P Global Mobility.

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Os carros não são mais apenas mobilidade, pois se tornam parte de um estilo de vida. Esperamos que a MG encontre clientes suficientes para seu veículo, mas pode ficar aquém de suas metas de produção.

Gaurav Vangaal, da S&P Global Mobility

Já na Bolívia, a startup Quantum Motors lançou um minicarro elétrico ainda mais barato que o Comet EV – custa menos de R$ 40 mil. Porém, ele tem espaço apenas para até três pessoas (de porte “não muito grande”), velocidade máxima de 56 km/h e alcance de 95 km com uma única carga.

Com informações da Reuters

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