Por mais que o TikTok não questione a orientação sexual dos usuários, funcionários da empresa relataram que existem listas internas em que registram contas que costumam consumir conteúdos catalogados como parte da comunidade LGBTQIAP+.

Essa descoberta gerou diversos questionamentos por parte desses trabalhadores. A preocupação principal é que esses registros sejam usados para prejudicar a integridade desses internautas, especialmente em regiões com maiores índices de assédios e violência contra a comunidade.

publicidade
  • Alguns funcionários relataram que esses dados puderam ser vistos através de um painel na empresa;
  • No quadro, estavam listados os usuários que acessaram conteúdos classificados como LGBTQIAP+, e seus números de identificação;
  • Mais informações sobre os demais usuários também foram expostos, mas aparentemente não representavam nenhum risco.

Leia mais:

Uma porta-voz da empresa declarou que o painel que os funcionários usavam para acessar os dados dos observadores de conteúdo LGBTQIAP+ foi excluído nos EUA há quase um ano. Ela também argumentou que a plataforma não identifica informações potencialmente confidenciais com base no consumo de cada usuário.

publicidade

“Proteger a privacidade e a segurança das pessoas que usam o TikTok é uma das nossas principais prioridades”, afirmou o TikTok em um comunicado.

Com informações de The Wall Street Journal

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!