A japonesa Nintendo disse, nesta terça-feira (09), que projeta nova queda nas vendas do seu console mais recente de videogame, o Switch. No ano financeiro, que termina em março de 2024, empresa espera vender 15 milhões de unidades. Isso representaria queda anual de 17%. E marcaria o terceiro ano consecutivo de declínio nas vendas do console.

Leia mais:

A empresa de jogos com sede em Kyoto reconheceu a desaceleração da demanda pelo Switch, agora em seu sétimo ano no mercado. Mesmo quando problemas na cadeia de suprimentos diminuíram e a empresa reforça sua linha de jogos.

“É difícil para as vendas de hardware e software do Switch manter o mesmo ritmo”, disse o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, em entrevista coletiva, acrescentando que ainda vê espaço para novos usuários virem para o dispositivo híbrido doméstico/portátil.

publicidade

Novo Nintendo Switch?

Controle de Nintendo Switch OLED encostado no console, ambos sobre uma mesa
O lucro operacional do ano fiscal da Nintendo caiu 15% – o que aumenta pressão sobre empresa para lançar outro console (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Com a desaceleração das vendas do Switch, atenção dos investidores está voltada para um potencial sucessor do console. Até hoje, videogame mais recente da Nintendo vendeu mais de 125 milhões de unidades.

Porém, o fundador da consultoria Kantan Games, Serkan Toto, descartou essa possibilidade – pelo menos, num futuro próximo. “Com base na orientação, é claro que o lançamento de um ‘Switch 2’ ou peça de hardware totalmente nova pode ser descartado neste ano fiscal”, disse.

Enquanto isso, a Nintendo informou que seu lucro operacional caiu 15% em relação ao ano anterior. Isto é, foi para US$ 3,73 bilhões (aproximadamente R$ 18,5 bilhões, na cotação atual) no ano encerrado em março. E a empresa prevê que lucro cairá 11% no atual ano financeiro.

Filme do Mario e outros lançamentos

O forte apelo da lista de personagens da Nintendo foi enfatizado nas últimas semanas pelo sucesso de bilheteria de “Super Mario Bros. – O Filme”. Isso está ajudando a empresa a diversificar para além de seu principal negócio de consoles.

Além disso, o filme e seu desempenho na bilheteria superaram as expectativas do presidente da Nintendo.

Nesta sexta-feira (12), a Nintendo lança “The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom”, um dos jogos mais esperados do ano. Os pedidos pelo jogo estão progredindo bem, disse Furukawa. Confira abaixo o trailer do jogo:

Com informações da Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!