Aprender línguas estrangeiras é um hábito muito importante, pois não apenas estimula o sistema cognitivo do nosso cérebro, como também pode facilitar a recepção de oportunidades para intercâmbio de estudos ou viajar à lazer para o exterior. Por isso, separamos cinco sites e aplicativos para você aprender qualquer idioma online.

Leia mais:

publicidade

Duolingo

Crédito: Sulastri Sulastri/Shutterstock

Talvez a plataforma mais conhecida desta lista seja o Duolingo: um app gratuito para dispositivos móveis que ensina os idiomas mais populares atualmente (como inglês, espanhol, francês, italiano e alemão). O usuário pode usufruir de vários exercícios que o auxiliam a aprender palavras novas, como pronunciá-las, como utilizá-las em frases e no dia a dia, e ainda há a presença de desafios diários que estimulam o aprendizado.

O Duolingo também disponibiliza um site que oferece um certificado de proficiência em inglês, cujo resultado pode ser enviado para diversas universidades ao redor do mundo, como as famosas Harvard, Yale, e NYU. Este documento servirá como prova de que o aluno atingiu determinado patamar na fluência do inglês, o que o coloca na concorrência por uma vaga em cursos de ensino superior.

publicidade

Kultivi

A plataforma digital Kultivi oferece uma série de cursos educacionais, que envolvem línguas, matérias do ensino médio, concursos, e muito mais. Na questão de idiomas, é possível encontrar aulas de inglês, coreano, alemão, italiano, francês e espanhol. É possível aprender tanto pela versão gratuita quanto pela paga, pois há a presença de videoaulas educativas com professores qualificados e material de apoio. Ainda é possível realizar exercícios e até tirar dúvidas com os docentes. Após a conclusão do curso, o aluno recebe um certificado de conclusão que atesta a capacidade de fluência no idioma, o que deve ser útil para currículos ou site de carreiras (como o LinkedIn).

IFRS Moodle

ifrs moodle
Montagem: Wagner Edwards/ Olhar Digital

Diferente dos exemplos citados até agora, este site é totalmente gratuito e oferece cursos para diferentes áreas do conhecimento. No quesito línguas, os usuários podem usufruir de aulas, exercícios e materiais de apoio para libras, espanhol, e inglês. Os alunos terão acesso a materiais exclusivos, uma didática bem desenvolvida por vídeos animados, e um certificado após a conclusão do curso. Não é necessário ser aluno do IFRS para se inscrever, basta criar uma conta no site e entrar nas turmas abertas dos cursos desejados.

publicidade

Cambly

O Cambly é uma plataforma paga, que você pode acessar pelo celular ou computador. Ela conecta alunos a professores nativos de inglês. Basicamente, você faz uma videochamada com o professor que te interessar e conversa com ele para desenvolver fluência no idioma.

O valor do plano se altera conforme a frequência e duração das aulas, além da forma de cobrança (mensal ou anual). Além dessas questões, é importante você escolher um professor com uma personalidade que te agrade, o sotaque de seu interesse e com um método de ensino compatível com seus objetivos de aprendizagem.

publicidade

Rosetta Stone

rosetta stone site
Montagem: Wagner Edwards/Olhar Digital

É mais um exemplo de site que pode ser facilmente acessado pelo navegador do seu PC. Ele oferece uma amostra grátis de três dias para os usuários desfrutarem da plataforma e se familiarizarem com os métodos de estudo, mas depois requer uma assinatura para manter a conta. É possível estudar os idiomas mais conhecidos, assim como Grego, Holandês, Árabe, Chinês, Filipino, Hebraico, Hindi, Irlandês, Japonês e muito mais. É possível encontrar planos de 3 meses, 12 meses, e uma assinatura vitalícia para idiomas ilimitados.

Busuu

Garante o aprendizado de 14 idiomas, incluindo Russo, Coreano, Árabe, Polonês e Turco. É possível acessar videoaulas e demais materiais de estudo, mas o seu maior destaque fica pela conversação: a plataforma permite entrar em contato com falantes nativos e desenvolver conversas para treinar o seu aprendizado rumo à fluência. O software é pago e funciona mesmo offline, o que deve ser uma vantagem para quem não tem internet o tempo todo ou só detém tempo livre longe de casa.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!