4 formas de bloquear anúncios da Apple no iPhone

Cansado de receber notificações e propagandas no seu dispositivo Apple? O Olhar Digital te mostra como minimizar essa situação
Por Ana Bondance, editado por Bruno Ignacio de Lima 10/05/2023 11h20
Apple iPhone. Foto: Kevin Bhagat/Unsplash
Apple iPhone. Foto: Kevin Bhagat/Unsplash
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os anúncios parecem ser um incômodo necessário na internet, especialmente porque são o principal método de arrecadação de renda para os criadores de conteúdo, permitindo que plataformas evitem paywalls ou assinaturas e continuem gratuitos – mas, às vezes, esses anúncios se tornam exagerados e repetitivos.

Além disso, os dados são uma grande commodity hoje em dia. Os usuários estão pagando por aplicativos gratuitos ao contribuir com informações de marketing e outras informações para as empresas que criaram e lançaram o app. Embora a Apple tenha feito alterações positivas em suas políticas de privacidade, ainda é uma boa ideia tomar atitudes para limitar o acesso das empresas aos seus dados.

Leia também:

5 formas de gerenciar anúncios no iOS

Pessoa segurando iPhone com tela inicial aberta
Reprodução: Bagus Hernawan/Unsplash

Tempo necessário: 5 minutos

É possível instalar bloqueadores de anúncios em seu iPhone ou iPad, mas nem mesmo aqueles baseados em DNS ou VPN conseguem bloquear os anúncios da Apple nos serviços e pesquisas nativos, e em diversos outros aplicativos. 

Um dos primeiros passos para resolver isso seria bloquear os anúncios personalizados da Apple no próprio dispositivo, acessando Ajustes > Privacidade e Segurança > Publicidade da Apple – infelizmente, esse serviço não é acessível para usuários com ID Apple brasileiro. Ainda assim, existem outras maneiras de controlar o rastreamento de dados e propagandas, confira:

  1. Abra os os ajustes de Privacidade e Segurança

    Primeiro, abra o aplicativo de Ajustes, então toque em “Privacidade e Segurança”;anúncios apple passo 1

  2. Reduza a análise e outras coletas de dados

    Abaixo dos aplicativos Apple, toque em “Análise e Melhorias”, então desative “Compartilhar análise” e “Compartilhar Análise do iCloud”;anúncios apple passo 2

  3. Desative sua localização para a Apple

    Ainda em “Privacidade e Segurança”, toque em “Serviços de Localização” e então em “Serviços do Sistema”. Desative “Alertas por Localização” e, mais abaixo, “Análise do iPhone”;anúncios apple passo 3

  4. Desative as notificações de aplicativos iOS

    Em “Ajustes”, toque em “Notificações”, então toque em cada um dos aplicativos da Apple individualmente (como Fotos, Game Center, Casa) e desative o botão “Permitir notificações”;anúncios apple passo 4

  5. Gerencie o Safari

    Se você usa o navegador Safari, algumas coisas podem ser feitas para torná-lo mais seguro, em “Ajustes”, toque em “Safari” e ative “Bloquear Pop-ups” e “Impedir rastreamento”. A possibilidade de ativar a opção “Bloquear Todos os Cookies”, no entanto, alguns sites recusam a entrada de usuário se essa opção estiver desativada; anúncios apple passo 5

  6. Desative a atualização de aplicativos em segundo plano

    De acordo com a Apple, o motivo para ativar a atualização de aplicativos em segundo plano é permitir que os aplicativos “verifiquem se há atualizações e novos conteúdos” mesmo quando não estão em uso, permitindo que eles coletem dados de rastreamento comercializáveis e transmitam esses dados mesmo quando o app estiver fechado.

    Para isso, em Ajustes, toque em “Geral” e então em “Atualização em 2º Plano”. Toque novamente em “Atualização em 2º Plano” e selecione “Desativado”. anúncios apple passo 6

Essas são algumas das maneiras de minimizar a invasão de publicidade no seu iOS sem precisar de aplicativos terceiros, gostou? Descubra outras dicas e tutoriais nas editorias Dicas e Tutoriais e Tira-Dúvidas!

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal! 

Ana Bondance
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Bondance, colaboradora do Olhar Digital, é tradutora formada pela UNIMEP e pós-graduanda em literatura infantil pela PUC Minas.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.