O início dos anos 2000 foi uma época de intensa produção e divulgação de elementos midiáticos que contribuíram para o desenvolvimento da cultura pop, e os jogos de videogame fazem parte desta estatística. Empresas como Sony e Microsoft foram responsáveis pela veiculação de vários jogos em seus consoles, os quais ainda causam muita nostalgia nos dias de hoje. Por isso, separamos uma lista com seis jogos que todo mundo amava nos anos 2000.

Leia mais:

publicidade

1. Counter-Strike

1 - Counter-Strike
Divulgação: Counter-Strike

CS foi um dos jogos mais bem-sucedidos da época e contribuiu para a popularização das lan house no Brasil. Counter-Strike 1.6 era um jogo de tiro em primeira pessoa, compatível com computadores, e que iniciou uma verdadeira revolução no mundo dos games: os usuários passaram a criar equipes para lutar entre si, algo muito comum hoje, mas que era inovador para aquela época. Assim, os times organizavam diferentes estratégias para vencer os rivais, e cada membro da equipe possuía um papel diferente para o sucesso de todos.

O jogo foi primeiramente desenvolvido como um ‘mod’ de Half-Life, mas oferecia tantos elementos criativos e ganhou tanta popularidade que, mais tarde, foi adquirido pela Valve Corporation e passou a ser comercializado mundialmente. A história do jogo é baseada em trabalho de equipe, onde há times de terroristas e contra-terroristas, cujas funções abrangem implantar e desarmar bombas, ou sequestrar e salvar pessoas até que a outra equipe seja eliminada.

publicidade

2. The Sims

2 - the sims
Divulgação: The Sims

A franquia de jogos The Sims iniciou nos anos 2000 e tem como principal objetivo imitar a vida humana. Ou seja, o usuário precisa criar personagens, cenários, e situações para desenvolver uma história. É como um jogo de faz-de-conta: os jogadores dão vida à sua imaginação e, posteriormente, devem administrar os personagens criados mediante seu humor, desejos, e necessidades.

É possível instalá-los em casas já criadas ou desenvolver novos imóveis do zero. A possibilidade de criação de uma casa ou até mesmo de uma cidade depende do quanto o jogador está disposto a investir nos chamados “pacotes de expansão”, o qual permite a adição de novos elementos. O jogo também ficou popular devido à interação variada a qual os personagens podiam demonstrar entre si, como amor, companheirismo, assassinato, roubo, e sexo. É possível jogá-lo tanto em consoles como em PCs.

publicidade

3. GTA San Andreas

3 - gta san andreas
Divulgação: GTA San Andreas

Bastante popular nos consoles de PS2 e nos PCs, o jogo se passa na cidade fictícia de San Andreas e apresenta como personagem principal CJ: um rapaz que está constantemente atrelado a contextos familiares, policiais, e criminais. De forma geral, é possível controlar o personagem pelas ruas da cidade e fazer quase qualquer coisa com ele, como roubar carros, atacar pessoas, comer, praticar musculação, dirigir aviões e barcos, comprar casas, e muito mais.

Contudo, também é possível realizar missões dentro do próprio jogo, o que permite conhecer um pouco mais sobre a história de CJ, onde ele mora, quais as suas influências nas gangues e os tipos de crimes que precisa cometer ao longo da narrativa do game.

publicidade

4. Resident Evil 4

4 - resident evil 4
Divulgação: Resident Evil 4

Outro título popular entre os jogadores de PS2 é o volume 4 da franquia Resident Evil. Os jogos da série contemplam o gênero de “survival horror”, onde o protagonista está inserido em ambientes e contextos assustadores, mas que precisa lutar contra os vilões para sobreviver e chegar até o fim do jogo. Neste volume, acompanhamos Leon Scott Kennedy: um agente das forças estadunidenses que foi mandado para uma região da Espanha para resgatar Ashley Graham, a filha do presidente dos Estados Unidos.

A menina foi sequestrada por um grupo de fanáticos religiosos, membros de um culto secreto, denominado Los Iluminados. Eles planejam inserir em Ashley um vírus que transforma as pessoas em zumbi, assim como inseriram em toda a região do lugar para onde Leon foi mandado. Em meio a ataques de zumbis e várias outras criaturas, Leon precisa sobreviver para encontrar Ashley e tirá-la de lá antes que o patógeno a transforme em uma morta-viva.

5. Diablo II

5 - diablo ii
Divulgação: Diablo II

Diablo II é um jogo de RPG com muita ação, lançado nos anos 2000 para PC. Uma vez que o jogador está inserido na narrativa, é possível escolher características específicas que determinam a maneira de jogar; como optar por personagens masculinos ou femininos, e preferir alguma das classes disponíveis (como Warrior, Rogue ou Sorcerer). Em seguida, o jogador deverá enfrentar diferentes desafios encontrados na cidade de Tristram, local atacado anteriormente por uma série de demônios. Conforme o usuário avança no jogo, para mais perto do inferno ele caminha até se encontrar com o Diablo em pessoa.

6. World of Warcraft

6 - world of warcraft
Divulgação: World Of Warcraft

É outro jogo de RPG, voltado para computador e com versão multi-jogadores. Cada jogador fica disponível online e pode interagir com outros personagens, criados por diferentes pessoas ao redor do mundo. O primeiro game narrava a batalha entre humanos e orcs, concentrada no país Azaroth. Assim como nos demais jogos de RPG, aqui também é possível escolher o tipo de personagem que você deseja interpretar e determinadas classes, como guerreiro ou caçador.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!