Com 83 luas, Saturno liderava o ranking dos planetas com mais satélites naturais do Sistema Solar, até ser ultrapassado por Júpiter em fevereiro deste ano, quando pesquisadores descobriram 12 novos “seguidores” do maior mundo da nossa vizinhança, que passou a ter 92.

Agora, “parece que o jogo virou”: novas observações sugerem que o gigante dos anéis tem, na verdade, 117 luas confirmadas, contra 95 do “rival”. A informação vem da mais recente atualização do Minor Planet Center, que faz parte da União Astronômica Internacional (IAU).

publicidade
Saturno e Júpiter se alternam no primeiro lugar da lista de planetas com mais luas do Sistema Solar. Crédito: Vadim Sadovski – Shutterstock

Ganimedes, o maior satélite natural de Júpiter, também é a maior lua do Sistema Solar, seguida de Titã, que, por sua vez, é a maior de Saturno.

Leia mais:

publicidade

Determinar quantas luas seguem um mundo não é tão simples. Em primeiro lugar, porque existe um debate sobre o que distingue uma lua de uma pequena rocha espacial presa na órbita de um planeta. Em termos de tamanho, não há uma definição estrita a esse respeito.

Saturno é um exemplo particularmente interessante, pois é famoso por ser cercado por um belo sistema de anéis feito de bilhões de pequenos pedaços de gelo e rochas. No entanto, por enquanto, nenhuma delas é definida como lua.

publicidade

Outro ponto é que os astrônomos estão constantemente fazendo novas observações de satélites naturais orbitando planetas, e atualmente há centenas de candidatas a luas de Júpiter e Saturno que estão esperando para serem confirmadas.

É por isso que o título do planeta com mais luas oscila bastante entre esses dois gigantes. No momento, Saturno volta à liderança. Só não sabemos por quanto tempo.

publicidade

Com informações do site NewScientist.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!