Meteorito que atingiu casa nos EUA pode ser pedaço do cometa Halley

A queda do meteorito não deixou feridos e provavelmente está associada a chuva de meteoros Eta Aquariid, que acontece atualmente
Lucas Soares11/05/2023 12h12
chuva-de-meteoros-2
Crédito: Belish - Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O meteorito que atingiu uma casa em Nova Jersey, nos Estados Unidos, no último dia 8 de maio pode ter uma origem bastante curiosa. As primeiras investigações dão conta de que a rocha espacial pode ser um pedaço do famoso cometa Halley.

O que você precisa saber?

  • Um pequeno meteorito atingiu uma casa no estado americano de Nova Jersey;
  • Ninguém ficou ferido;
  • O telhado do local ficou com um buraco;
  • A rocha mede cerca de 15 centímetros de comprimento por 10 de altura;
  • Ela pode ter vindo do cometa mais famoso da história.

Por que o meteorito pode ser do Halley? O motivo disso é a famosa chuva de meteoros Eta Aquáridas, que está ativa neste mês de maio e teve seu pico recentemente. Ela é causada por detritos do cometa. 

A maioria dos meteoros queimam na atmosfera, mas alguns raríssimos casos essas pedras podem sobreviver e chegar até o solo. Derrick Pitts(abre em nova aba), o astrônomo-chefe do The Franklin Institute, na Filadélfia, disse à CBS News que o fragmento poderia ter de quatro a cinco bilhões de anos. 

Para que realmente atinja uma casa, para que as pessoas possam pegá-lo, isso é realmente incomum e aconteceu poucas vezes na história

Derrick Pitts
O meteorito caiu no telhado e chegou ao chão da casa (Credito: POLÍCIA MUNICIPAL DE HOPEWELL)

Meteoritos entram na atmosfera

Anualmente, centenas de meteoros caem na Terra, com diversos tamanhos e formas. Os pedaços entram na atmosfera a cerca de 12 quilômetros por segundo, empurrando todo ar a sua frente e consequentemente superaquecendo. Isso faz com que a superfície da rocha vaporize.

Leia mais:

À medida que a rocha adentra a atmosfera ela perde velocidade e queima cada vez mais, perdendo seu tamanho ou até mesmo podendo sumir completamente. Em asteroides grandes, com mais de 50 a 100 metros de diâmetro, geralmente a perda de velocidade não acontece, fazendo com eles sobrevivam e cheguem ao solo.

A queda do meteorito não comprometeu a estrutura da casa e nem expôs a família a materiais nocivos. De acordo com o departamento de polícia, os moradores estão seguros e as investigações sobre o incidente foram encerradas.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.