O mês de maio tem algumas surpresas para os amantes da astronomia, incluindo uma das maiores chuvas de meteoro do ano, a Eta Aquarídeos, formada pelos rastros do cometa Halley. Confira no calendário astronômico de maio. . Se quiser ver mais do que te aguarda esse ano, preparamos ainda esses guias de fases da lua e eclipses.

Veja abaixo nosso calendário astronômico de janeiro com os eventos mais importantes. Lembramos que todas as datas, horários e referências geográficas consideram um observador baseado em Brasília, e podem ser ligeiramente diferentes de acordo com sua posição no país.

publicidade

Leia mais:

Calendário astronômico de maio

5 de maio: Primeiro eclipse lunar do ano. Esse deve ser do tipo penumbral e vai ser visto apenas na região menos escura da sombra da Terra. Não será visível no Brasil, mas vai render imagens incríveis mundo afora e transmissões na internet.

publicidade
Eclipse solar com flare da luz do sol
O eclipse lunar é um fenômeno astronômico em que a Lua ‘tapa’ o Sol (Imagem: PxHere)

5 de maio: Lua Cheia de maio chega às 14h36

6 de maio: A primeira grande chuva de meteoros de 2024 e uma das melhores para o Hemisfério Sul do planeta neste mês, e poderá ser vista de todo o Brasil, se o tempo colaborar. 

publicidade

A Eta Aquáridas ocorre quando a Terra atravessa a parte mais densa da trilha de detritos deixada pelo Cometa Halley. Cada pequeno fragmento deixado pelo cometa, ao atravessar nossa atmosfera em alta velocidade, gera um meteoro, que é o fenômeno luminoso popularmente conhecido como “estrela cadente”.

Para ver a chuva, olhe para o Leste a partir das 2h da madrugada. Lembrando que em locais com menos interferência de iluminação artificial a visualização tende a ser melhor.

publicidade
Chuva de meteoros durante o crepúsculo
Chuvas de meteoros acontecem quando a Terra tromba com rastros de cometas (Imagem: Rawpixel)

12 de maio: Lua Minguante de maio chega às 11h29

17 de maio: Lua Minguante proporciona um espetáculo ao ficar “ao lado” de Júpiter. Quando vistos da Terra, os dois astros parecem lado a lado. O show deve ocorrer por volta das 4h30 da madrugada.

17 de maio: A SpaceX lança a Crew Dragon na missão Axion Mission 2 para a Estação Espacial Internacional ISS. A missão conta com  John Shoffner (piloto de corrida e piloto de show aéreo), que pagou por seu assento como piloto. 

Crew Dragon na ISS (Imagem: Evgeniyqw – Shutterstock)

19 de maio: Lua Nova de maio chega às 12h55

27 de maio: Lua Crescente de maio chega às 12h23

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!