Carros elétricos têm recargas lentas? Essa bateria mudará tudo em 2024

A StoreDot promete uma bateria que roda 161 km a cada 5 minutos de recarga; versões mais avançadas devem chegar nos próximos anos
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 12/05/2023 17h11
Baterias de carros elétricos.
Imagem: Smile Fight/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Há cerca de um ano, a startup israelense StoreDot anunciou o envio de uma bateria que carregaria carros elétricos em 5 minutos para seus parceiros da indústria automotiva. Agora, a empresa revelou que já tem uma data para começar a fabricar o produto em massa.

Leia mais:

Produção da bateria

  • Segundo a empresa, as baterias 100in5, como foram batizadas, serão fabricadas nos Estados Unidos, na Ásia e na Europa e devem chegar ao mercado global em 2024.
  • A StoreDot revelou que irá produzir as unidades em gigafábricas já existentes (e outras a serem construídas), ao invés de investir em suas próprias instalações.
  • Isso porque a startup está focada nos locais onde seus principais clientes automotivos estão localizados para reduzir o impacto de carbono e permitir uma produção sob demanda.
  • Ainda de acordo com a empresa, as baterias maximizam a recarga por meio de uma química inovadora, denominada XFC, que possibilita um carregamento em 5 minutos.
  • Essas células estão em desenvolvimento nos tipos 100in5 (de silício), 100in3 (em estado semissólido) e 100in2 (em pós-lítio).
  • A 100inX pode atingir 100 milhas (cerca de 161 km) de alcance para cada cinco minutos de carregamento.
  • A empresa ainda revelou que continuará realizando testes e pesquisas para o desenvolvimento das células nos Estados Unidos e em Israel.

Escala das entregas

Segundo a StoreDot, após a produção e comercialização 100in5, a 100in3 será a próxima, com um protótipo previsto para 2028. A 100in2 é a seguinte e deve estar pronta em 2032.

Testes

Além dos parceiros que receberam as primeiras unidades, a empresa também revelou que mais 15 fabricantes de marcas automotivas globais estão testando as baterias da marca e os sistemas XFC.

Com informações de StoreDot

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.