Como usuário de smartphone, é fácil desenvolver hábitos e vícios ao carregar seu dispositivo que parecem inofensivos, mas, na realidade, podem afetar negativamente a longevidade e o desempenho de sua bateria. Por isso, neste texto o Olhar Digital te explica por que evitar três hábitos muito comuns na hora de carregar seu aparelho e como isso pode melhorar a vida útil da bateria do seu celular.

Ao alterar esses hábitos, você pode melhorar a velocidade de carregamento, prolongar a vida útil da bateria e proteger seu telefone contra possíveis danos. Cuidar da bateria do seu smartphone é importante para garantir que ela dure o máximo possível e continue funcionando com eficiência.

Leia mais:

Hábitos para evitar ao carregar o celular

Bateria do celular
Bateria do celular. Imagem: Andrew Raybalko

Carregar o smartphone com capinha

Um dos hábitos mais comuns entre os usuários é carregar o celular com a capinha colocada. No entanto, isso não é recomendado, pois pode causar dois problemas: superaquecimento da bateria e quebra do conector.

publicidade

O conector de carregamento pode quebrar devido a uma entrada apertada ou mal projetada, que pode ter uma abertura ruim para o cabo, fazendo com que encaixe mal. Com o tempo, isso pode causar danos e até mesmo a quebra do conector. Dito isso, se livre de capinhas que evidentemente dificultam a entrada do carregador.

Como recuperar contatos excluídos no celular
Imagem: D. Hammonds / Shutterstock

Além disso, em alguns casos, o aparelho pode ficar muito quente durante o carregamento, o que pode diminuir a velocidade da carga e reduzir a vida útil da bateria. Para evitar esses problemas, é recomendável remover a capinha ao carregar o telefone.

Usar um carregador de carga rápida diariamente

Se o seu smartphone vem com um carregador de 40W ou mais rápido, é inusitado pensar em não usá-lo todos os dias. No entanto, esse hábito pode degradar consideravelmente a bateria apenas no primeiro ano de uso. Para evitar isso, você pode ter um carregador secundário e mais lento para usar durante a noite.

Você pode usar o carregador rápido apenas quando precisar de uma carga rápida. Isso pode não parecer intuitivo, mas usar um carregador extremamente rápido todos os dias pode sobrecarregar a bateria.

Descarregar completamente a bateria ou deixá-la abaixo de 5%

Outro hábito que pode prejudicar a bateria do seu smartphone é descarregar a bateria completamente ou para menos de 5% antes de carregá-la. Esse hábito é o pior de todos, já que isso coloca muito estresse na bateria quando a célula cai de 10 a 15%.

Se você repetir esse hábito todos os dias, a degradação da sua bateria será muito maior do que o normal. Para evitar isso, é melhor carregar o telefone quando a bateria estiver entre 15 e 20% e não abaixo dela. Embora seja normal fazer isso ocasionalmente, repetir esse hábito todos os dias não é recomendado.

Mulher segurando um celular com pouca carga de bateria.
Imagem: McLittle Stock/Shutterstock

Concluindo, melhorar seu cuidado com a bateria do seu celular é importante para garantir que ela dure o máximo possível e continue funcionando com eficiência. Ao evitar os três hábitos discutidos neste artigo, você pode melhorar o carregamento do telefone, prolongar a vida útil da bateria e evitar problemas futuros. Lembre-se, a bateria é um dos componentes mais importantes do seu telefone.

Ainda assim, é necessário dizer que as tecnologias mais atuais previnem bastante a degradação da bateria e otimizam a eficiência energética. No entanto, é natural que, com o tempo, as cargas durem menos e menos. Então, não custa nada atrasar esse processo com pequenos hábitos, não é?

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!