As raças de cães modernas que são geneticamente mais distantes dos lobos têm tamanho de cérebro relativamente maior em comparação com as raças antigas com milhares de anos, segundo descobertas de pesquisadores húngaros e suecos.

O aumento no tamanho do cérebro não pode ser atribuído aos papéis ou características da história de vida das raças, sugerindo que é provavelmente influenciado pela urbanização e um ambiente social mais complexo.

Leia mais:

Ainda hoje, as 400 raças de cães conhecidas se desenvolveram com relativa rapidez e exibem grande diversidade, tornando-as um tesouro para pesquisadores interessados em mudanças rápidas dentro de uma espécie.

publicidade

Os cientistas há muito estão curiosos sobre os fatores que afetam o tamanho do cérebro porque o cérebro humano é extraordinariamente grande em comparação com o tamanho do corpo. Comparar as várias raças de cães pode ajudar a responder a algumas perguntas.

Existe correlação entre o tamanho do cérebro e as tarefas específicas para as quais uma raça foi criada? Existem diferenças, por exemplo, entre cães de colo e cães de caça? Ou é mais influenciado pela expectativa de vida e pelos desafios da criação dos filhos? O que sabemos com certeza é que o pensamento e os processos cognitivos exigem muita energia, e manter um cérebro maior é caro.

László Zsolt Garamszegi, biólogo evolutivo do Centro de Pesquisa Ecológica da Hungria, estuda há muito tempo a evolução do tamanho do cérebro.

Os cérebros dos animais domesticados podem ser até 20% menores do que os de seus ancestrais selvagens. A razão provável para isso é que as vidas das espécies domesticadas são mais simples em comparação com as de suas contrapartes selvagens. No ambiente seguro fornecido pelos humanos, não há necessidade de temer ataques de predadores ou caçar por comida. Portanto, não há necessidade de sustentar o grande cérebro energeticamente caro, e a energia liberada pode ser direcionada para outros propósitos, como produzir mais descendentes, o que é importante para animais domesticados.

László Zsolt Garamszegi, biólogo evolutivo do Centro de Pesquisa Ecológica da Hungria

Niclas Kolm, da Universidade de Estocolmo, concentra-se na evolução do cérebro e na ligação entre a variação na morfologia cerebral e no comportamento.

Diferentes raças de cães vivem em níveis variados de complexidade social e realizam tarefas complexas, que provavelmente requerem capacidade cerebral maior. Portanto, levantamos a hipótese de que as pressões seletivas no cérebro podem variar dentro da espécie canina, e podemos encontrar diferenças no tamanho do cérebro entre as raças com base nas tarefas que executam ou em sua distância genética dos lobos.

Niclas Kolm, da Universidade de Estocolmo

Anos de preparo

Este é o primeiro estudo abrangente sobre o tamanho do cérebro de diferentes raças de cães, e sua preparação levou várias décadas.

Tibor Csörgő, pesquisador sênior do Departamento de Anatomia, Biologia Celular e do Desenvolvimento da Universidade Eötvös Loránd (ELTE), coleciona crânios há décadas. As tomografias computadorizadas dos crânios foram realizadas pela Medicopus Nonprofit, em Kaposvár, Hungria.

Com base nas imagens de Csörgő, o veterinário Kálmán Czeibert reconstruiu os cérebros e determinou seu volume exato. Essa inestimável coleção foi complementada pelo Canine Brain and Tissue Bank, operado pela ELTE nos últimos sete anos, que permitiu a verificação de volumes cerebrais calculados a partir de imagens de crânios usando cérebros reais.

No final, foram coletados dados de 865 animais, representando 159 raças de cães, e 48 espécimes representando lobos.

De acordo com os resultados publicados na revista Evolution, os lobos têm volume cerebral médio de 131 cm³, associado a peso corporal médio de 31 kg. No caso de cães de categoria de peso semelhante, o volume do cérebro é apenas cerca de três quartos disso, aproximadamente 100 cm³.

Isso confirma que a domesticação também levou a diminuição no tamanho do cérebro em cães. No entanto, o que surpreendeu os pesquisadores é que quanto mais uma raça de cachorro é geneticamente distante dos lobos, maior se torna o tamanho relativo de seu cérebro.

Ao contrário das expectativas, o papel original das raças, o tamanho médio da ninhada e a expectativa de vida são independentes do tamanho do cérebro.

A domesticação dos cães começou há aproximadamente 25 mil anos, mas, por dez mil anos, cães e lobos não diferiram na aparência. Muitas raças antigas, como cães de trenó, ainda se assemelham a lobos hoje. No entanto, a transição para o assentamento, a agricultura, a pastorícia e o acúmulo de riquezas ofereciam várias tarefas para os cães, exigindo cães de guarda, cães pastores, cães de caça e até cães de colo. No entanto, uma parte significativa das raças de aparência distinta conhecidas hoje só surgiu a partir da revolução industrial, principalmente nos últimos dois séculos, quando a criação de cães se tornou uma espécie de hobby.

Enikő Kubinyi, pesquisador sênior do Departamento de Etologia da ELTE

Os resultados mostram que a criação de raças de cães modernos foi acompanhada por aumento no tamanho do cérebro em comparação com raças antigas. Não poderíamos explicar isso com base nas tarefas ou características da história de vida das raças, então podemos apenas especular sobre o talvez: o ambiente social mais complexo, a urbanização e a adaptação a mais regras e expectativas tenham causado essa mudança, afetando todas as raças modernas.

Enikő Kubinyi, pesquisador sênior do Departamento de Etologia da ELTE

Essas descobertas são apoiadas por pesquisas que indicam que as raças antigas conhecidas por sua independência são menos atentas aos sinais humanos e latem menos, exibindo assim diferenças na comunicação visual e acústica em comparação com as raças modernas.

Com informações de Phys.org

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!