Um ponto importante no funcionamento dos chatbots de Inteligência Artificial (IA) é a memória. Os sistemas são treinados a partir de textos e a quantidade de palavras que as ferramentas podem processar para, então, reutilizá-las (o que é conhecido como “janela de contexto”) é o que define seu alcance. Nisso, o chatbot da Anthropic, o Claude, pode ter superado o ChatGPT da OpenAI.

Leia mais:

publicidade

Capacidade de processamento do chatbot

  • O ChatGPT tem uma “janela de contexto” (de forma simplificada, as palavras que entende e pode reaproveitar) de 3 mil palavras.
  • Há maneiras de contornar essas limitações, usando sinônimos e reformulando frases.
  • Já o Claude, da Anthropic (startup de IA fundada por ex-engenheiros da OpenAI), expandiu sua janela recentemente e a elevou para 75 mil palavras.
  • Segundo o blog da empresa, isso é suficiente para fazer o chatbot ler e processar O Grande Gatsby inteiro.
  • Inclusive, isso foi feito: editando uma única frase do romance, os desenvolvedores pediram ao Claude que identificasse a mudança. E ele levou apenas 22 segundos.
  • Além de processar conteúdos mais rapidamente, o maior alcance de palavras também permite ao chatbot manter conversas mais longas, já que tem mais repertório.
  • Assim, o Claude também sai na frente do Bing Chat, que está limitado a 20 turnos de conversa.
Ilustração do chatbot Claude
Claude também tem diretrizes de valores morais mais firmes do que ChatGPT, considerando, por exemplo, a Declaração de Direitos Humanos da ONU (Imagem: Divulgação/Anthropic)

Tokens

Na verdade, os chatbots medem as informações a partir de tokens, uma unidade que vai além de caracteres ou palavras e que entende o significado das frases a partir da sua formação como um todo.

Ainda assim, o Claude supera o ChatGPT: o chatbot processa 100 mil tokens, enquanto o GPT-4, o modelo mais atualizado da OpenAI, 8 mil. Já o modelo ainda mais avançado do GPT-4, com testes limietados, pode lidar com até 32 mil tokens.

publicidade

Para quem o alcance do Claude está disponível

Por ora, a nova capacidade do Claude está disponível apenas para os parceiros de negócios da Anthropic, que acessam a ferramenta pelo API da empresa.

O preço não foi revelado, mas deve ser significativamente maior do que a versão mais simples, já que demanda mais em computação.

publicidade

Com informações de The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!