Na última segunda-feira (8) uma rocha atingiu uma casa em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Assim que o incidente ocorreu, foi especulado que o material era um meteorito vindo de um pedaço do cometa Halley. Nesta quinta (11), uma análise confirmou a idade da pedra.

“Ficou óbvio logo de cara que era um meteorito de uma classe chamada condrito rochoso”, disse Nathan Magee, presidente do departamento de física do The College of New Jersey (TCNJ), cujo escritório foi contatado pela polícia de Hopewell Township, ao Space.com.

publicidade
O meteorito caiu no telhado e chegou ao chão da casa (Credito: POLÍCIA MUNICIPAL DE HOPEWELL)

O que são condritos? Essas rochas primitivas compõem cerca de 85% dos meteoritos encontrados até hoje. O caso de Nova Jersey é raro, pois dificilmente um desses atinge zonas habitadas.

O que você precisa saber?

  • Um pequeno meteorito atingiu uma casa no estado americano de Nova Jersey;
  • Ninguém ficou ferido;
  • O telhado do local ficou com um buraco;
  • A rocha mede cerca de 15 centímetros de comprimento por 10 de altura.

Origem do meteorito de Nova Jersey

A equipe analisou o meteorito e conseguiu confirmar que a rocha espacial tem cerca de 4,56 bilhões de anos. Ou seja, ela existe desde o início do nosso sistema solar e representa os fragmentos que sobraram de sua criação.

publicidade

Leia mais:

Ainda de acordo com o Space, os minerais vistos na amostra são majoritariamente azul e cinza, com algumas outras misturas. A pedra ainda está “em excelentes condições e é um de um número muito pequeno de quedas de condritos semelhantes testemunhadas pela ciência”, segundo Magee.

publicidade

No processo de entrar na Terra, e mesmo antes disso, a rocha foi submetida a temperaturas elevadíssimas, o que alterou sua estrutura, tornando difícil distinguir alguns dos materiais presentes nela.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!