Um projeto ambicioso: criar um poderoso Lamborghini Aventador SV a partir de impressão 3D e que (mais importante) possa ser pilotado. Bom, o projetista Sterling Backus está às vésperas de mostrar o veículo em funcionamento.
A ideia surgiu há cerca de 4 anos, com os trabalhos de Backus sendo a partir de ácido poliláctico (PLA), um material sustentável na maior parte do carro. Há ainda aplicação de fibra de carbono e outros ingredientes que se tornaram necessários, levando em consideração, por exemplo, a alta temperatura ambiente do estado norte-americano do Colorado, onde o projetista vive.
Leia também:
No design, o Lamborghini (que não foi 100% impresso em 3D), teve a parte de trás ampliada em 20 centímetros e a da frente em 10 centímetros. Painéis da carroceria, das portas, a tampa traseira do motor, os para-lama dianteiro e o capô foram todos impressos em 3D.
Os faróis de um Aventador real foram doados pela própria Lamborghini. Uma ajuda bem importante, já que cada unidade custa cerca de US$ 5 mil. Já as portas borboleta foram a parte mais difícil de fazer mecanicamente. Porém, Backus conseguiu criar dobradiças de verdade com a ajuda de um amigo do Texas.
Por dentro, o veículo também contou com peças impressas em 3D. Mas o volante é de um Aventador real, portando o único emblema Lamborghini oficial. Na parte do motor, o projetista inseriu um componente V8 de um Chevy Corvette 2005 que estava em um ferro-velho.
Backus deve apresentar o Lamborghini em uma exposição de carros em Denver, capital do Colorado, no dia 13 de agosto. Até lá, ainda faltam pequenos ajustes a serem feitos no veículo, incluindo na pintura, parte elétrica e mecânica, além de detalhes no interior.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Imagem: 3D Printing Nerd/YouTube/Reprodução
Esta post foi modificado pela última vez em 14 de maio de 2023 13:02