Jogos Mortais 10 (ou Saw X) foi anunciado no ano passado com uma grande novidade para quem é fã da franquia: o retorno de Tobin Bell como Jigsaw. Contudo, até agora a sequência teve poucas informações divulgadas, tendo apenas a data tradicional de lançamento já cravada: 27 de outubro de 2023, no Halloween, assim como foi em todos os outros filmes. 

Lançado em 2004, Jogos Mortais deu início a uma nova era do terror, ganhando espaço com enredos de tortura, armadilhas bizarras e quebra-cabeças que causam uma pane psicológica. Produzido com baixo orçamento, o original teve direção do ícone do gênero horror James Wan e alcançou um sucesso estrondoso de bilheteria, pavimentando o caminho para a franquia ser o que é hoje. 

Leia mais! 

Durante as sequências, que inclui Espiral: O Legado de Jogos Mortais (2021, a mais recente, mais cara e uma das mais lucrativas), diversas histórias e desdobramentos foram apresentados, principalmente no que diz respeito a John Kramer/Jigsaw.

publicidade

O retorno do personagem, confirmado em outubro de 2022, deixou no ar a possibilidade de que Jogos Mortais 10 será uma prequela (produção que relata acontecimentos anteriores de uma determinado obra), já que Jigsaw morreu na terceira parcela do filme (Jogos Mortais 3, 2006). 

Vale pontuar que, desde que Jigsaw morreu, ele “vive” na franquia de memórias e flashbacks, principalmente através de sua discípula Amanda (Shawnee Smith), entre outras situações.  

Pensando em agrupar tudo o que já sabemos sobre a sequência (ou prequela), elaboramos com base no Collider um “bate-bola jogo rápido” de perguntas e respostas sobre Saw X. Confira! 

Imagem: Divulgação — reprodução/Collider

Quando será lançado Jogos Mortais 10? 

Jogos Mortais 10, ou Saw X, chegará aos cinemas em 27 de outubro de 2023 — no Brasil, estreias geralmente ocorrem em quintas-feiras, então pode ser que aqui esteja disponível já no dia 26. 

Já tem trailer de Jogos Mortais 10? 

Ainda não, mas como o filme será lançado ainda este ano, em breve a Lionsgate deve divulgar novidades.

Qual o enredo de Jogos Mortais 10? 

Como já mencionamos, não há muitos detalhes sobre isso, mas a Lionsgate comentou sobre o filme em outra ocasião. “O retorno de Tobin Bell à franquia promove o objetivo da Lionsgate e da Twisted Pictures de um filme que capte tudo o que os fãs de Jogos Mortais amam na franquia, ao mesmo tempo em que os mantém na expectativa com novas armadilhas e um novo mistério a resolver.” 

Além de Bell, quem mais está no elenco de Jogos Mortais 10? 

Shawnee Smith também retorna ao seu papel como Amanda Young, a vítima que virou aprendiz de Jigsaw. Ela está na franquia desde o original de 2004 e é importante lembrar que a personagem também morreu no decorrer das sequências após violar as regras de Kramer ao criar armadilhas impossíveis de se vencer — seu retorno reforça ainda mais que a produção será ambientada no passado.

Além deles, há também rostos novos: Renata Vaca, Paulette Hernandez, Joshua Okamoto, Octavio Hinojosa, Synnove Macody Lund (Ragnarok), Steven Brand (The Sandman) e Michael Beach (Dahmer). 

James Wan volta para dirigir Jogos Mortais 10? 

Embora seja o cineasta quem deu a largada na franquia, Wan não irá dirigir Jogos Mortais 10 — assim como não dirigiu várias outras sequências — mas permanece como produtor executivo. 

Os fãs podem ficar tranquilos, no entanto, quanto à direção, já que o longa está sob a responsabilidade de outro veterano de Saw, Kevin Greutert. O diretor ficou no comando de uma das sequências mais amadas, Jogos Mortais 6, de 2009, e também Jogos Mortais: O Final, de 2010. 

Ele também esteve presente como editor nos cinco primeiros filmes de Jogos Mortais, e fez o mesmo em Jogos Mortais: Jigsaw (2017). Vale pontuar que o roteiro também está nas mãos de velhos conhecidos da franquia: Josh Stolberg (Jigsaw) e Peter Goldfinger (Espiral). 

Greutert anunciou o fim das filmagens de Jogos Mortais 10 em fevereiro, no Twitter, o que indica que um trailer pode chegar em breve. 

Tradução: “Acabei de filmar Saw X e, embora os desafios fossem enormes (filmes fáceis raramente valem a pena no final), foi uma das experiências mais gratificantes e épicas da minha vida.” 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!