O Reino Unido mandou mísseis de cruzeiro com capacidade de longo alcance para a Ucrânia nesta quinta-feira (11). Os Storm Shadows chegam a 800 km/h e foram enviados com o objetivo de auxiliar o país na guerra contra a Rússia.

A ajuda teve como condição a garantia de que os ucranianos não os usarão o armamento em território russo. De acordo com a CNN, eles são apenas para repelir as tropas de Moscou atualmente alocadas no território da Ucrânia.

Leia mais:

Mísseis Storm Shadow

  • Os mísseis enviados pelo Reino Unido são conhecidos como Storm Shadow e chegam a uma velocidade de ataque de 800 km/h.
  • Eles pesam cerca de 1,3 tonelada e têm cinco metros de comprimento.
  • Cada míssil custa cerca de 2,3 milhões de euros (cerca de R$ 13 milhões).
  • O Storm Shadow foi desenvolvido pela França e Reino Unido em conjunto, em 1990.
  • Eles já foram usados na guerra do Iraque, em 2003, e na Líbia, em 2011.
ucrania - Reprodução: Getty Images - Reprodução: Getty Images
Os mísseis já foram usados anteriormente e têm um forte poder de ataque(Foto: Reprodução)

Defesa da Ucrânia

Segundo o ministro da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, os mísseis foram doados e fortalecerão a defesa da Ucrânia contra as tropas russas.

publicidade

A Ucrânia tem o direito de se defender. O uso deste sistema de armas permitirá à Ucrânia combater as forças russas baseadas em território soberano ucraniano.

Ben Wallace

Os Storm Shadows devem ser usados na contraofensiva contra a Rússia. O líder da oposição, Vladimir Putin, também já fortaleceu suas defesas, com tanques de guerra soviéticos.

Com informações de Uol

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!