Viajar de trailer é um sonho de muita gente. Pegar a estrada sem rumo, passar a noite sob as estrelas e experimentar um novo ritmo é a meta, mas os impeditivos normalmente são os próprios veículos motorizados, seja pelos preços ou pela logística de se ter um. Dois youtubers podem ter solucionado isso: eles construíram um minitrailer que pode ser levado na garupa de uma bicicleta.

Leia mais:

publicidade

Minitrailer

Chris e Jeff, do canal do Youtube Dangie Bros, construíram a infraestrutura de um trailer em miniatura. Só que, diferentemente do veículo motorizado ou da estrutura que pode ser carregada por um carro, a engenhoca pensada pela dupla pode ser anexada a uma bicicleta. Ou melhor, a um triciclo, já que seria necessário mais uma roda para suportar a “casa”.

O minitrailer foi inventado para realizar uma viagem de 160 km em dois dias, mas a tarefa foi mais difícil do que os irmãos pensavam.

publicidade

Estrutura do trailer

O trailer é construído com madeira compensada e revestimento de alumínio, que os dois estimam que pese cerca de 227 kg.

A estrutura contém uma cozinha com pia e fogão a gás, tomadas elétricas, ventilador elétrico no teto, várias janelas e uma porta. No “segundo andar”, há uma cama desmontável (embora o vídeo publicado no Dangie Bros mostra que ela pode se desmontar de surpresa durante a noite).

publicidade

Assista ao vídeo

Como foi a viagem

  • Depois do início da aventura, os irmãos perceberam que a tarefa seria ambiciosa demais: não pelo peso ou pela infraestrutura da moradia, mas pela dificuldade em pedalar grandes distâncias ou inclinações levando o trailer.
  • Diferentemente de outros triciclos ou bicicletas pensadas para a tarefa de carregar objetos, o minitrailer não tem nenhum tipo de assistência elétrica ou acionamento. Ou seja, os dois estavam se movendo apenas com a força do pedal.
  • Para piorar a situação, quando um dos ciclistas estava pedalando, o outro tinha de ficar dentro do trailer, o que aumentava ainda mais o peso.
  • Os irmãos contaram que, nos trechos de subida, o que estava descansando tinha de sair da “casa” e ajudar a empurrar por trás.
  • Entre paradas para comer e fazer reparos, eles percorrem 16 km no primeiro dia e tiveram de dormir em um estacionamento do Walmart, depois de serem expulsos de um bairro residencial.
  • Já no segundo dia, eles compraram uma nova bicicleta e um cabo de reboque. Assim, os dois puxaram o minitrailer, percorrendo 40 km.

Veja fotos do trailer

O trajeto

Os dois percorreram o trajeto por ciclovias, mostrando a importância de se ter uma malha segura e desobstruída.

Isso porque, em alguns momentos, eles foram forçados a mudar o caminho, devido a postes no meio da ciclovia. Outro impedimento é ter de pedalar quase que grudado a carros e caminhões na pista, o que tornaria a atividade perigosa.

publicidade

Outro mini trailer

Homem deitado no banco traseiro de um Citroën 2CV que ele transformou em trailer
(Imagem: Reprodução/YouTube)

Algumas pessoas por aí gostam tanto do Citroën 2CV – uma espécie de Fusca francês – que fazem de tudo para preservar a história do icônico carro francês. Entre essas, estão as que encontram maneiras de usá-lo que você nunca imaginou ser possível. Por exemplo: como trailer com cozinha integrada.

É o caso de Bernd, um carismático proprietário de 2CV da Suíça. Ele deu um jeito de colocar cortinas, uma cama de casal e cozinha de acampamento no seu carrinho old school.

Minicarro chinês surpresa

Jornalista Micah Toll dentro de minicarro chinês na rua
(Imagem: Reprodução/YouTube)

Em outro canto dos EUA, o jornalista Micah Toll, que escreve para o site Electrek, recebeu um minicarro elétrico, mandado para sua casa por uma estranha da China – Katherine, para todos efeitos. Toll achou o veículo fofo e eficiente.

Por questões legais dos EUA, Toll se manteve em ruas curtas do bairro, onde era difícil chegar ao limite de 40 km/h do MingHong. No final deste test drive, jornalista concluiu que a dirigibilidade do minicarro chinês é “muito boa”.

Com informações de Electrek

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!